O que fazer com a aliança de namoro depois do casamento?

Perguntado por: aguedes . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.1 / 5 2 votos

Ou seja, segundo a lei brasileira, neste contexto a ideia é de presente condicionado. Assim, o anel presenteado deve ser devolvido, se for solicitado por quem ofereceu, pois a finalidade principal da aliança de noivado foi desfeita.

1- Só jogue fora a aliança se você estiver em local fechado e protegido. Você terá a certeza de que ela não sumirá para sempre. 2- Evite jogar com muita força para que ela não caia longe do alcance da vista. Quanto mais fácil de ser encontrada melhor.

Antigamente eram usadas somente após um ano de namoro, mas atualmente não existe uma data certa para que se use alianças. Alguns casais, desde o início já querem selar o compromisso e a fidelidade, já outros esperam alguns meses ou anos para se certificar sobre seus sentimentos um pelo outro.

O consumidor tem o prazo de 7 (sete) dias a contar da data da assinatura do contrato ou do ato de recebimento do produto para exercer o seu direito de arrependimento, independentemente da qualidade desse.

O anel ou outra joia, quando oferecido em razão do noivado, deve ser devolvido por quem o recebeu, se solicitada a devolução pelo noivo ou pela noiva que o ofereceu.

É perfeitamente aceitável e normal a gente guardar, mas precisamos fazer uma avaliação se o que estamos guardando é saudável ou não". Bruno Severo Gomes, professor da UFPE (Universidade Federal de Pernambuco). Muito além de objetos palpáveis, é importante também olhar para as lembranças virtuais.

É com base nisso que os tribunais entendem que aliança é propriedade separada do casal independe se casamento acabar, já que se trata de um bem já de uso pessoal inserido no patrimônio do cônjuge o que indefere de uma situação de namoro ou noivado como veremos exemplificado nos próximos tópicos.

Essa é uma grande dúvida existente entre os casais, afinal, qual a diferença real entre anel de namoro e anel de compromisso? E a grande verdade é que a diferença é somente de nomenclatura, ou seja, ambos são a mesma coisa.

Por tradição, é o homem que compra o anel de compromisso, mesmo que hoje em dia as mulheres já estejam mais independentes, na maioria das vezes continua a tradição do homem comprar a aliança.

O anel de namoro é uma simbologia moderna, não existem relatos na história do uso desse acessório, a maioria dos casais só usava algum tipo de jóia quando noivavam ou casavam. No entanto, o anel de namoro não é uma regra, ou seja, não é obrigatório, o casal é quem decide se usa ou não.

Mais além da infidelidade
Embora não signifique trair o parceiro, tirar a aliança é, sem dúvida, para muitos, a oportunidade de flertar com uma terceira pessoa em uma noite casual.

Evite o contato com produtos químicos, perfumes, cosméticos, cloro de piscina, produtos de limpeza, além disso, não é aconselhável tomar banho com nenhum tipo de joia, seja de ouro ou outro tipo de material.

Muitos dizem que perder as alianças de casamento pode significar que o relacionamento está prestas a acabar, ou que isso pode dar azar para o casal. Mas a verdade é que essas coisas acontecem, ainda mais quando a aliança está apertada, ou incomodando no dedo por algum outro motivo.