Porque não pode comer muito mel?

Perguntado por: zgouveia . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.9 / 5 10 votos

Quando utilizado em excesso, o mel pode contribuir para a obesidade, por ser um produto muito calórico. Por exemplo: em uma colher de sopa rasa (cerca de 15 g) há 206 kcal e 12,1 g de carboidratos, de acordo com a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TBCA).

MEL: CONTRAINDICAÇÕES E EFEITOS COLATERAIS
O mel é contraindicado para pessoas com diabetes, pois causa elevação na glicose sanguínea, assim como o açúcar. Crianças menores de um ano não devem consumir mel, pois há risco de contaminação pelo Clostridium botulinum, que transmite o botulismo.

A medida diária indicada para aproveitar os benefícios do mel é de duas colheres de sobremesa por dia. Pessoas com diabetes devem ter mais cuidado, pois pode haver o risco de descontrole das taxas de açúcar no sangue. Fontes: Melhor com Saúde, Melhor com Saúde (Mel todos os dias) e Minha Vida.

Uma colher de sopa de mel por dia é a quantidade recomendada. Sugiro, inclusive, que esse mel seja consumido no período noturno, caso o paciente tenha alguma queixa de irritação na garganta ou tosse.

Contraindicações - O mel não deve ser utilizado por:

  • Crianças menores de um ano de idade;
  • Pessoas com diabetes;
  • Pessoas com alergia ao mel;
  • Em caso de intolerância à frutose.

Pode melhorar na digestão e ainda manter a flora intestinal, garantindo o bom funcionamento do sistema digestivo. Buzzini explica que o mel possui médio índice glicêmico e aproximadamente 60 calorias por colher de sopa, menos que as 78 calorias por colher do açúcar.

Por isso, ingerir a banana com aveia e mel também pode ser uma excelente opção para um lanche da noite, já que a aveia dará a sustância e o mel energia, sendo uma porção muito completa para se ingerir antes de dormir.

Graças à quantidade de glicose que está presente em sua composição, o mel promove a liberação de peróxido de hidrogênio, substância fundamental para a cicatrização da pele. Além disso, ele ainda atua como antiinflamatório, antibiótico e antifúngico, servindo para combater diferentes tipos de infecções.

Isso porque o mel costuma causar refluxo e irritação no estômago. O refluxo normalmente provoca irritação na garganta, podendo facilmente agravar as dores já existentes. Para saber o melhor curso de tratamento, converse com um médico, que pode avaliar em detalhes o caso.

Seja em um tom de amarelo claro, em uma paleta avermelhada ou até mesmo sendo quase marrom ou preto. O fato é que o mel de abelha conta com mais de 256 cores, com sabores e propriedades diferentes.

Esse ingrediente delicioso é capaz de fortalecer nosso sistema imunológico, colaborar com a boa digestão, e até mesmo combater a prisão de ventre. Mas seus benefícios não param por aí: o mel é anti-séptico, diurético, antioxidante, calmante, e expectorante.

Rico em vitaminas, minerais, polifenóis, enzimas e ácidos graxos, ele colabora para a manutenção da saúde cardiovascular e para o funcionamento do sistema imunológico. A nutricionista Danielle Bayma, da Associação Brasileira de Nutrição Funcional (IBNF) sugere o consumo de uma colher de sopa de mel por dia.

Também é importante ter em mente que o mel de abelhas deve ficar guardado em um ambiente seco e fresco, e que, mesmo depois de aberto, não é necessário colocar o mel na geladeira. Já os méis que são armazenados em frascos de boca larga não devem receber colher ou faca com resíduos para não ter a sua qualidade alterada.