O que fazer quando não tem papel alumínio para por no pudim?

Perguntado por: abarros7 . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.3 / 5 12 votos

Se tens por hábito utilizar papel de alumínio para forrar formas ou para colocar receitas no forno, podes simplesmente trocá-lo por uma panela de ferro, inox ou barro com tampa.

Você pode usar o papel-manteiga para diversas funções. No forno, uma opção é cortar o papel no tamanho maior do que a forma e, dessa forma, colocar a comida para assar.

1. Papel manteiga: Também conhecido como papel vegetal, é um papel fino e resistente ao calor. É ótimo para assar biscoitos, bolos e outros itens que não liberam muito líquido durante o cozimento.

Retire o papel alumínio e deixe o pudim no forno por mais 30 minutos. Retire do forno, deixe esfriar e coloque na geladeira por 3 horas. Depois é só desenformar e servir. O papel alumínio serve para deixar o pudim mais claro (opcional).

use plástico filme seja no almoço e no manjar do pudim no pudim de caixinha para. evitar a película de nata. use plástico filme basta colocar na superfície antes de levar pra geladeira o seu doce vai ficar sempre uma Silvia a.

Sabe aquela crostinha de textura estranha que às vezes se forma no pudim? Basta cobrir a forma com papel alumínio que isso não vai mais acontecer!

Também ajuda cobrir o pudim com papel manteiga ou alumínio e por um pano de prato entre a assadeira do banho-maria e a do pudim, para que a forma do pudim não entre em contato direto com a assadeira que está sobre a grelha (como geralmente as formas são feitas de material condutor, chegarão rapidamente a uns 200 graus.

Lado brilhante x lado fosco
Quando um alimento está no forno, sendo assado, ele se torna uma fonte de calor, que tende a emitir radiação. Assim, o lado brilhante deve estar voltado para o alimento.

É claro que achamos que não pode colocar papel-toalha no forno quando pensamos nisso assim, de supetão. Contudo, você sabia que pode, sim? Pois é! A sua casa não vai pegar fogo se você usar papel-toalha no forno!

Ao assar alimentos, o papel alumínio pode ajudar a agilizar o cozimento, evitar respingos, forrar assadeiras para evitar que a comida grude no fundo e preparar pratos em papillote, que são pacotinhos que concentram ingredientes e sabores. Para garantir os benefícios do material, é necessário usá-lo corretamente.

Na hora de desenformar. Deixar o pudim esfriar e respeitar o seu descanso de geladeira é o fator mais importante para que na hora de desenformar o pudim saia inteiro. Nunca desenforme quente, pois ele ainda não adquiriu a textura de corte e não estará firme.

Devemos inserir o garfo ou o palitinho na massa que está no forno para ver se sai seco ou molhado. Se sair seco, é hora de tirar o doce. Se sair úmido, a massa ainda pode ficar assando mais um tempinho. Outra forma de descobrir o ponto do pudim é sacudir a forma delicadamente.

Depois de descansar na geladeira, vai ficar muito mais gostoso e cremoso”, inicia a explicação. E já que a sobremesa é feita com leite e ovo, não pode colocar o pudim ainda quente na geladeira. “O certo é tirar o pudim do fogo ou do forno para ele ficar na temperatura ambiente.