Porque não deixar a porta do quarto aberta?

Perguntado por: lcorte . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.4 / 5 20 votos

Dormir de porta fechada é mais seguro, segundo um estudo do Fire Safety Research Institute, citado pela Notícias ao Minuto. Trata-se de uma questão de segurança pública, avança o mesmo estudo, em caso de incêndio. A verdade é que dormir de porta fechada evita a propagação do monóxido de carbono.

Espaços fechados retêm umidade e calor, fazendo com que vários micro-organismos de transmissão respiratória permaneçam por mais tempo no ambiente e, com a aglomeração de pessoas, favorecem a transmissão dos mesmos.

Noutros contextos e épocas da História, acreditava-se que esta posição era mais favorável à invasão do inimigo, ou seja, qualquer pessoa seria um alvo fácil estando a dormir com a cama na direção exata da porta, e por isso esta deveria estar num lugar menos óbvio e mais recatado da visão imediata de quem entra no ...

Benefícios de dormir com a janela aberta: Respirar ar fresco pode reduzir os níveis de dióxido de carbono e proporcionar-lhe uma melhor noite de sono. As experiências pessoais mostram uma melhoria da qualidade de vida devido a melhores condições de sono.

Estando o quarto calmo e minimamente arejado, que influência poderia ter uma porta de guarda-roupas aberta? Sim. Não vejo o problema de deixar a porta do guarda-roupa aberta ou fechada para dormir.

Televisão, tablets, computadores ou smartphones. O lugar deles é fora do quarto. São vários os estudos que alertam para os efeitos nefastos das luzes emitidas por estes aparelhos para o sono. A luz dos aparelhos eletrónicos inibe a produção de melatonina, a hormona que regula o sono.

Erros comuns na decoração do quarto que você deve evitar.

  • Mesas de cabeceira muito altas ou muito baixas. ...
  • Almofadas e travesseiros em excesso. ...
  • Pouca iluminação. ...
  • Cores em excesso. ...
  • Não deixar muito espaço para circulação. ...
  • Deixar paredes vazias.

2 – ESPELHOS EM QUARTOS
O espelho também altera o equilíbrio energético do ambiente e pode até prejudicar o sono, trazendo estresse, agitação ou insônia. Por isso o ideal é que o espelho fique dentro de um armário ou que aponte para um local longe da cama.

Um espelho exposto no quarto irá alterar o equilíbrio energético do ambiente e deixar as pessoas com seu sono alterado para pior. Muitas pessoas ficam estressadas, dormem mal, têm insônia, etc. A solução mais comum é mudar o espelho de local ou cobri-lo com um tecido ao dormir.

O ideal é colocar a cama diagonalmente em frente à entrada, para que você tenha uma boa visão da porta. Se você não tem escolha a não ser posicionar a cama ao lado de uma porta, crie vibrações positivas adicionando uma mesa de cabeceira com uma luminária e outros itens decorativos.

Em algumas janelas com frestas, muito vento pode acabar passando para o ambiente de dentro. Mas de acordo com Lúcia Haboba, professora do curso de Enfermagem da Estácio, não necessariamente manter a cama embaixo das janelas irá piorar os problemas respiratórios se a pessoa não tiver predisposição ou saúde fragilizada.

Tempo sem ar em caso de emergências
Segundo o especialista, um adulto em repouso usa entre um quinto a um quarto de litro de oxigênio por minuto. Caso ele esteja em pânico, o consumo pode chegar a um litro por minuto, o que apenas acelerará a morte por hipóxia, começando pelas lesões no cérebro.

Para quem decora e organiza a casa com base nas práticas do Feng Shui, não é recomendado ter a cama embaixo da janela porque essa posição prejudica os reparos energéticos. Mas, não se preocupe, pois nesse caso a solução é aplicar outras práticas para compensar.

Na maioria dos condomínios, a regra para que as portas permaneçam fechadas é pela exclusão de responsabilidade por roubos ou furtos, e não pela privacidade. Por isso, ainda que o morador possa usufruir livremente de sua unidade, essa liberdade não deve prejudicar o sossego e o bem estar dos demais moradores.

São exemplos2: gaveta aberta (gíria): «negócio rendoso»; gaveta de sapateiro (popular): «vários objetos em confusão, em desordem»; dar um murro/sopapo na gaveta (popular): «roubar dinheiro, principalmente numa firma»(sinónimo: «dar um murro/sopapo na carteira»);

Dessa forma, o guarda-roupa acaba se tornando uma peça central na decoração, expondo as coleções de moda e as peças mais queridas, além de objetos e até mesmo plantinhas. Ao mesmo tempo, é garantida a ventilação, o que vai deixar longe os sinais de mofo, bolor, umidade ou cheiro de guardado nos tecidos.