Porque meu empréstimo consignado não foi aprovado?

Perguntado por: imota4 . Última atualização: 13 de julho de 2023
4.9 / 5 9 votos

Como todo empréstimo consignado está sujeito a disponibilidade de margem consignável, dois dos motivos para não ter o consignado aprovado são margem indisponível ou margem negativa.

EMPRÉSTIMO CONSIGNADO REPROVADO: Entenda os motivos

  • 1 – Não estar nas categorias elegíveis para o consignado. ...
  • 2 – Não ter um benefício consignável. ...
  • 3 – Não ter margem consignável livre ou ter margem negativa. ...
  • 4 – Enviar documentos ilegíveis para simulação. ...
  • 5 – Ter atingido o número limite de contratos permitidos.

Isso acontece quando o seu benefício não é consignável (não permite contratação de consignado) ou quando sua idade não se encaixa nos limites aceitos pela instituição. Existem benefícios consignáveis e não consignáveis do INSS, logo, nem todos permitem a contratação de um empréstimo com desconto em folha de pagamento.

Então, para que o solicitante tenha conhecimento da aprovação ou não do seu pedido de empréstimo ele deve contatar a instituição que iniciou o seu processo de solicitação. Ao entrar em contato as instituições devem informar sobre os processos, etapas e situações que se encontram os pedidos feitos.

Inconsistências em informações, por estarem incorretas ou desatualizadas ou o comprometimento dos rendimentos acima do valor aceito podem levar a um empréstimo consignado não averbado. Após, o cadastro pode ser feito novamente, em casos onde houve a divergência de dados.

Uma das principais razões pelas quais o seu financiamento foi reprovado pode ser o seu histórico de crédito. Se você não tem um bom histórico de crédito, as chances de conseguir um financiamento são menores.

A situação econômica do país é um dos pontos que influencia na restrição ao crédito. A expectativa de inadimplência e a taxa de desemprego são fatores levados em conta por bancos e outras instituições financeiras na hora de conceder empréstimos, mesmo para bons clientes.

Veja quais pendências impedem que os beneficiários contratem o empréstimo consignado do Auxílio Brasil: Benefício do Auxílio Brasil com previsão de acabar; CPF com problemas na Receita Federal; Estar recebendo as parcelas há menos de 90 dias (mínimo de 3 parcelas recebidas);

Informamos que novas contratações do empréstimo Consignado Auxílio Brasil estão suspensas. As parcelas dos contratos realizados anteriormente são debitadas automaticamente do benefício, antes do benefício ser depositado em sua conta.

Não podem fazer empréstimo consignado pessoas que não têm renda fixa; é o caso, por exemplo, de beneficiários do INSS que recebem um benefício previdenciário temporário, como por exemplo auxílio-doença, auxílio-reclusão e salário-maternidade.

Entre 2 e 5 dias úteis será feita a análise da solicitação e o PAN aguardará a aprovação do convênio; O dinheiro cai na conta no prazo máximo de 2 dias úteis assim que terminar a análise da proposta e a confirmação da reserva de margem consignável.

Geralmente o processo entre a solicitação e a aprovação leva de 1 a 5 dias úteis, tudo vai depender da análise dos seus documentos e da instituição financeira.