Porque Limão com Mel é bom para tosse?

Perguntado por: rferrari . Última atualização: 7 de julho de 2023
4.3 / 5 14 votos

Combinando o mel com limão, você ganha uma mistura que inclui flavonóides, vitaminas B e C. Com isso, consome um produto que ajuda a fortalecer seu sistema imunológico e ainda tem efeito antioxidante, que age no combate da inflamação. Por isso, é uma excelente escolha no tratamento de gripes e resfriados.

Como explicou a otorrinolaringologista Tanit Sanchez no Bem Estar desta sexta-feira (1), usar o alimento contra a tosse não é um mito: ele realmente funciona, principalmente se a tosse for mais seca. Isso acontece porque o mel consegue proteger as mucosas da garganta e melhorar a irritação.

“Eles servem como um leve broncodilatador e servem também para tosses irritativas”, indica. O limão ajuda a aumentar a imunidade em pessoas que não ingerem vitamina C de forma adequada, sendo assim, xaropes à base de limão são bons para essa finalidade.

Portanto, combinar os dois em uma bebida saborosa tem o apoio da ciência como auxiliar no tratamento de gripes, tosses e resfriados. Além disso, uma caneca de chá quente e mel com limão é um remédio calmante para a dor de garganta e agradável de beber quando você está se sentindo doente.

Chá de limão com mel
O chá de limão com mel ajuda a aliviar a tosse e a congestão nasal e dor de garganta e também é bom para melhorar a digestão. 500 mL de água; 2 colheres (de sopa) de suco de limão; 1 colher (de sopa) de mel.

Gargarejo com água e sal
Gargarejo com água morna e sal pode ajudar a controlar a inflamação e reduzir a irritação na garganta. Nem todo mundo é adepto dessa prática e quem sofre de pressão alta deve evitá-la, mas o gargarejo realmente pode ajudar a tratar uma crise de tosse à noite e permitir o repouso.

O que é bom para crise de tosse?

  1. Manter o ambiente limpo e ventilado. Em geral, muitas crises são motivadas pelo contato com alérgenos ou pela infecção com bactérias e vírus. ...
  2. Usar umidificadores de ar no dia a dia. ...
  3. Fazer lavagem nasal diariamente. ...
  4. Tomar medicamentos para amenizar o sintoma.

Um bom chá de ervas pode acabar com a tosse, basta contar com os ingredientes certos. Em geral, podemos recomendar o gengibre, alho, limão, mel e hortelã. Esses itens auxiliam no controle da inflamação, aliviam a dor e ajudam o organismo a se recuperar.

É importante lembrar que a vitamina C se degrada facilmente quando exposta ao ar, por isso o limão deve ser espremido na hora. Por esses motivos, o limão é um dos ingredientes mais poderosos para receitas de sucos para tosse.

A combinação realmente possui seus benefícios. Além de ter fitonutrientes como flavonóides, o mel com limão é fonte de vitaminas B e C. Esses nutrientes fortalecem o sistema imunológico e possuem efeitos antioxidantes.

Modo de Preparo

  1. Em uma chaleira, coloque a água e leve ao fogo até ferver. Após ferver, desligue o fogo e espere 1 minuto.
  2. Em uma xícara, coloque o suco de limão, o mel e a água quente. Tampe a xícara por um pires por cerca de 2 minutos e sirva.

O mel está liberado, desde que não substitua os remédios indicados pelo médico. Outra coisa que é preciso saber é que a tosse é um mecanismo para limpar o pulmão.

Benefícios da água com limão e mel
A mistura quando tomada ainda em jejum pela manhã estimula o sistema digestivo, hidrata o cólon e mais, a água com mel e limão mantém a prisão de ventre bem longe.

Chá de limão com gengibre – No liquidificador, com a tecla pulsar, despeje o suco puro de 1 limão, acrescente 1 dente de alho descascado , 1 colher (chá) de gengibre em pó, 1 copo (250ml) de água filtrada, mel a gosto e bata até ficar homogêneo. Desligue e beba em seguida.

Gargarejo com água salgada
Não só isso, mas o sal é bactericida e ajuda a eliminar bactérias presentes na boca e garganta. Um gargarejo três vezes ao dia pode ajudar a reduzir a tosse em até 2 dias de duração - ou seja, menos tempo tossindo!

O principal objetivo da tosse é expelir corpos estranhos. A questão positiva é que, dependendo do caso, você possa amenizá-la com alimentos que estão em sua geladeira ou em seu armário: Alimentos que reforçam o sistema imunológico: laranja, limão, tangerina, acerola, couve, cenoura e tomate.