Porque jogar fora a água do feijão?

Perguntado por: desteves . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.8 / 5 6 votos

O artigo conclui que a maioria dos autores recomendou o remolho e, diante dos resultados, a eliminação da água de remolho mostrou-se mais vantajosa nutricionalmente do que o cozimento do alimento na própria água de remolho, principalmente pela maior eliminação de taninos e de oligossacarídeos causadores de flatulência, ...

Lembre-se, no entanto, de que ao jogar a água fora, uma pequena parte de outros nutrientes do feijão, como algumas proteínas solúveis e minerais, podem ser perdidas. Mesmo assim, o alimento ainda continua sendo bastante nutritivo.

Você já reparou que depois de um tempo de molho o feijão libera uma espuma? Segundo Christian, isso acontece porque os grãos estão eliminando os fitatos. Por esse motivo, a água precisa ser trocada de tempos em tempos, e não usada no cozimento do feijão, como muita gente faz.

O principal benefício do remolho para a nossa saúde é a diminuição dos fatores antinutricionais. Esses fatores “sequestram” proteínas e minerais, como o zinco, o cálcio, o ferro e o magnésio, impossibilitando a sua absorção no trato digestivo o que, no longo prazo, pode prejudicar o estado nutricional de uma pessoa.

A especialista ainda explica que o tempo ideal de remolho é de 24 horas, porém 8 horas já são suficientes para retirar grande parte dos agentes. “Ao longo do tempo será formada na superfície da água uma espuminha, que são os antinutrientes desgrudando dos grãos”.

A espuma não é responsável por gerar desconfortos intestinais e sim a rafinose, um açúcar presente no feijão.

Facebook

  1. Deixe o feijão de molho a noite inteira, por um. período de pelo menos 12 horas. No dia seguinte, troque a água e só então cozinhe. Esse “tratamento” ...
  2. Antes de cozinhar o feijão, jogue bastante água. fervendo em cima. Cubra todo o feijão e espere uns 10. minutos. ...
  3. Experimente um tipo de feijão chamado Azuki ou.

Reaproveitamento da água
Essa é uma ótima forma de reutilizar a água de cozimento. Quando você cozinhar leguminosas como lentilha, feijão e grão-de-bico, reutilize a água do cozimento para fazer aquafaba, um ingrediente que pode servir para fazer mousses, merengues, maionese vegana e clara em neve vegana.

De acordo com a especialista, quando o alimento for para a cocção, a água da torneira pode ser utilizada já que, durante o processo, qualquer contaminação é eliminada.

Quando ingerido e fermentado em nosso organismo, produz gases que nos geram aquele famoso desconforto. A solução para esse problema está em deixar o feijão de molho por um longo periodo, de aproximadamente 8 a 12 horas. Dessa maneira, o fitato se dissolverá na água e sua digestão será muito melhor.

A mesma estratégia funciona com outros alimentos de característica semelhante à do feijão, como lentilhas, grão de bico, milho e quinoa. Em todos esses casos, o processo deve ser feito, em média, entre 8 e 12 horas. “Deixar o feijão de molho ajuda a reduzir a produção dos gases.

Não é indicado deixar o feijão de molho por mais de 24 horas. Não há problemas em deixar por pouco mais de 12 horas, mas também não é necessário. Vale ressaltar que depois de muito tempo na água o grão também tende a ficar mais mole e a textura pode desagradar após o cozimento.

Como deixar o feijão de molho por 1 hora
Ao fazer isso, você elimina os fitatos (fator antinutricional), facilita a digestão do alimento, a absorção dos nutrientes presentes nele pelo seu corpo, o cozimento, além de dar aquela economizada no gás.