Porque bebê não pode dormir no escuro?

Perguntado por: eduarte . Última atualização: 7 de julho de 2023
4.6 / 5 6 votos

Portanto, ao privar o bebê de dormir no escuro, estamos dificultando a produção desse importante hormônio. Dessa forma, acabamos por impedir o bom funcionamento do seu organismo, prejudicando o crescimento.

Seu bebê dorme melhor no escuro porque a secreção de melatonina é maior quando não há luz. Entre as sonecas, é um ótimo momento para abrir as cortinas e deixar a luz brilhar.

Para dormitórios e áreas de descanso em geral, sempre é recomendado usar uma iluminação com temperatura de cor baixa, ou seja, quente, amarelada. Ela é responsável por causar a sensação de relaxamento e aconchego, o que é fundamental para o descanso de seu bebê.

A conclusão desta pesquisa mostrou que a melhor cor, ou aquela que menos afeta o nosso relógio biológico e a que menos interfere na produção da nossa hormona do sono é a cor vermelha. Interessante não, é? Outro assunto que gera sempre dúvida em muitas mamãs é a luminosidade do ambiente de sono durante o dia.

Por conta disso, o ideal é que todos nós – inclusive os bebês – tenhamos noites de sono sem qualquer luz ativada no quarto. Mas, se elas forem precisas, deve-se sempre evitar luzes brancas ou azuis: elas são inimigas da melatonina! Dê preferência à luzes quentes de tom amarelado, alaranjado e até mesmo luzes vermelhas.

De acordo com médicos e especialistas, nos primeiros meses de vida não é necessário que o recém-nascido durma com travesseiro. É mais indicado que ele esteja em uma superfície plana, firme e macia para acomodar corretamente a coluna do bebê.

DORMIR EM QUARTO COMPLETAMENTE ESCURO EVITA A DEPRESSÃO
Segundo um novo estudo, a exposição a uma luz fraca durante a noite, como o brilho de uma tela de TV, por exemplo, pode causar mudanças no cérebro que levam a transtornos de humor, incluindo depressão.

Na verdade, por volta dos dois anos de idade, uma criança fica mais horas dormindo mais horas do que acordada. Os recém-nascidos seguem uma programação irregular, mas por volta dos seis meses, a maioria das crianças desenvolveu uma janela de sono do bebê influenciado pela luz do dia, ou seu ritmo circadiano.

Para que o sono do recém-nascido seja tranquilo e seguro, pais devem entender qual a melhor posição para o bebê dormir. A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) recomenda que durma de barriga para cima (decúbito dorsal), para evitar a morte súbita.

À noite, deixe-o no escuro e em silêncio. Use uma luz fraca (de tomada, por exemplo) apenas para a troca de fraldas ou quando for amamentar. Quem tem medo de escuro são os pais, não o bebê.

Resposta a situações de estresse – se a criança vive em um ambiente estressante, seu cérebro se torna hiperalerta e ela não consegue relaxar para dormir; Ambiente inapropriado, com muito barulho, muita claridade ou com a temperatura desregulada (muito quente ou muito frio).

Como ajudar o bebê a dormir no escuro
Os pais podem, para se orientarem, acender uma lâmpada que esteja perto, mas não no quarto do bebê — nem sequer uma pequena lâmpada. É orientado manter o quarto escuro e tranquilo. O bebê deve ser alimentado o mais breve e discretamente possível, sem entretê-lo.

Melhor luz para dormir: luz vermelha ou âmbar
Esse tipo de luz nos ajuda a nos sentir mais calmos à noite, pois acredita-se que as cores próximas ao vermelho no espectro de luz podem estimular a produção de melatonina, além de também ajudarem a melhorar nosso humor e saúde mental.