Qual foi o único apóstolo que ficou cego?

Perguntado por: apereira . Última atualização: 12 de julho de 2023
4.5 / 5 14 votos

Saulo ficou com medo e perguntou a Jesus o que deveria fazer. O Salvador disse-lhe que deveria ir a Damasco, pois lá receberia instruções. Saulo abriu os olhos, mas não via nada. Ele estava cego.

Judas Tadeu

Na trama bíblica da Record TV, Judas Tadeu era cego de nascença e foi curado por Jesus no tanque de Silóe, como é relatado em João 9.

Moisés

ALGUNS PRINCÍPIOS, DOUTRINAS E EVENTOS IMPORTANTES. Moisés viu Deus face a face, no alto de uma montanha desconhecida, pouco tempo depois de ter conversado com o Senhor na sarça ardente, mas antes de ir libertar os filhos de Israel do Egito. (Ver Moisés 1:1–2; 17, 25–26, 42; ver também Êxodo 3:1–10.)

Um fato foi fundamental para Paulo deixar a perseguição de lado. Em uma data entre os anos 33 e 36, Paulo viajava de Jerusalém a Damasco, atual capital da Síria, com o objetivo de prender cristãos. Chegando ao destino, o futuro santo teria tido uma visão de uma luz tão brilhante que ficou cego por três dias.

João viu um novo céu e uma nova Terra, e a cidade de Nova Jerusalém descer do céu. Ele também viu que Deus habitará com Seu povo e o consolará, e que a cidade celestial de Deus será estabelecida na Terra.

Ao sair da cidade de Jericó, um cego, chamado Bartimeu, sentado à beira do caminho, suplica a Jesus: “Filho de Davi, Jesus tem compaixão de mim! ”. Ao ouvi-lo, Ele se detém e pergunta-lhe: “O que queres que eu te faça? ”. Trêmulo no corpo, firme no espírito, o cego responde: “Senhor, que eu possa ver novamente”.

O homem era cego para que Jesus pudesse curá-lo e mostrar às pessoas o poder de Deus. Jesus fez um pouco de barro com a terra e colocou nos olhos do cego. Depois disse ao homem que lavasse os olhos. Assim que o homem tirou o barro dos olhos, começou a enxergar!

Conversão ao Cristianismo. A caminho de Damasco, Saulo teve a visão de uma luz incandescente e ouviu a voz de Jesus que lhe indaga sobre as perseguições. No mesmo instante ficou cego e durante três dias entregou-se às orações.

Depois desse encontro com Jesus, o apóstolo ficou cego e foi levado para a cidade de Damasco. Sua cegueira durou 3 dias e foi curada por Ananias, um servo de Deus, que teve uma visão, mostrando que precisava encontrar um judeu perseguidor dos cristãos.

Jesus manifesta que sua missão é libertar das trevas. Dar vista aos cegos era um dos sinais próprios da salvação definitiva, anunciada pelos profetas, como símbolo da libertação da tirania: “Naquele dia, os surdos ouvirão o que se lê, e os olhos dos cegos, livres da escuridão e das trevas, tornarão a ver” (Is 29, 18).

Saulo tinha assistido à morte de Estêvão. Certo dia, ele estava indo para a Cidade de Damasco com alguns amigos, porque queria colocar alguns discípulos de Cristo na prisão. De repente uma luz brilhante, vinda do céu, envolveu-o e ele caiu no chão.

Saulo ficou cego, e foi levado a casa de Judas na Rua Direita em Damasco, onde ele ficou três dias sem comer e sem beber. O Senhor explicou à Ananias onde encontrar Saulo e orando entrou na casa. Curou Saulo e falou para ele de Jesus.

Ananias de Damasco, dito Santo Ananias, foi um discípulo de Jesus e companheiro de Paulo de Tarso. Os Atos dos Apóstolos relatam como ele foi enviado por Deus para curar a cegueira de Paulo e introduzi-lo à Igreja.

Tinha noventa anos de idade.

São João Evangelista

São João Evangelista foi torturado cruelmente pelo imperador Valério e foi jogado num tacho de azeite fervendo.

João: Irmão de Tiago, era o mais jovem dos discípulos, e foi o último deles a morrer, possivelmente em Éfeso, de morte natural.