Porque o ser humano tem medo do escuro?

Perguntado por: evieira . Última atualização: 7 de julho de 2023
4.9 / 5 18 votos

Acredita-se que o medo do escuro tenha uma origem evolutiva, uma vez que, para os humanos pré-históricos, o escuro estava associado às ameaças dos predadores. Mas as causas também podem estar relacionadas a traumas, como um episódio de castigo ou violência sofridos em um ambiente escuro.

O medo do escuro pode afetar tanto crianças quanto adultos e, geralmente, está associado a acontecimentos da infância. Algo que pode ajudar a superar isto é reduzir a luminosidade de forma gradual, à noite. Se você costuma dormir com as luzes ligadas, desligue uma das luzes na primeira noite.

A Nictofobia é o medo não pretendido e irracional do escuro que ocorre em fases onde não deveria acontecer. O fenômeno pode levar a pessoa a diminuir a instrumentação de suas vida, ou seja limitar suas atividades diárias sentindo ansiedade, angústia e medo antecipadamente a falta de luz.

A origem pode ser um trauma ou algum motivo desconhecido. A psicóloga explica que o corpo pede um sono tranquilo no escuro, mas para muitos o escuro é também o "desconhecido". O medo é uma defesa do desconhecido, as luzes podem ser um porto seguro.

Pode ser ansiedade! Asma, insuficiência cardíaca e outras doenças respiratórias podem ser estar por trás da falta de ar.

Muitas crianças começam a desenvolver o medo do escuro por volta dos 2 ou 3 anos de idade, etapa da vida em que a curiosidade e a imaginação começam a aflorar.

Deitar-se e lembrar-se de compromissos, tarefas pendentes e problemas a resolver, a ponto de perder o sono ou demorar muito para dormir, pode ser um sinal de ansiedade noturna.

Quando temos medo, nós liberamos adrenalina e essa adrenalina vai causar alterações que nos preparam para enfrentar o perigo. Nós chamamos de reação de luta ou fuga e vai causar muitas alterações no nosso corpo”, afirma Pedro.

As causa da fobia normalmente são desconhecidas, mas estudos comprovam que algumas estão relacionadas com: fatores genéticos ou histórico familiar; experiências que podem ser traumáticas (histórico de vida do paciente).

Modo noturno, presente em celulares e outros dispositivos, pode ajudar contra efeitos nocivos na pele, mas não tem efeito comprovado na melhoria da qualidade do sono. A luz azul emitida por celulares, computadores e TVs danifica também a pele do rosto, e não apenas os olhos.

Dormir com luz pode aumentar o risco de hipertensão, diabetes e obesidade. Sentimos vontade de dormir à noite porque é no escuro que produzimos a melatonina, o hormônio do sono.

Os mais utilizados são os ISRSs e os SNRIs, como alprazolam, diazepam, buspirona e o lorazepam. Esses remédios agem para bloquear a recaptação ou a reabsorção da serotonina e da norepinefrina, aumentando a atividade dessas substâncias no cérebro.

Significado de nictófilo: Pessoa que gosta da escuridão, que se sente confortável na escuridão.

Para os pequenos, o medo de dormir no escuro diz respeito ao temor do desconhecido, o receio de enfrentar situações desafiadoras, muito por conta dos conteúdos assustadores que podem surgir com o escuro. Isso porque a criança pequena ainda não consegue separar a fantasia da realidade.