Como escrever um livro em primeira pessoa?

Perguntado por: ltorres . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.4 / 5 8 votos

Algumas dicas que se destacam: começar pensando e estruturando bem o personagem, ser empático e evitar a autobiografia. Eu diria que a melhor dica é ler muito. Quanto mais referências você tiver, mais ideias você terá para um bom texto. E não tenha medo de imitar as suas referências.

Escrever na primeira, segunda ou terceira pessoa é chamado de ponto de vista do autor. Quando escrevemos, nossa tendência é personalizar o texto escrevendo na primeira pessoa. Ou seja, usamos pronomes como “eu” e “nós”. Isso é aceitável ao escrever informações pessoais, um diário ou um livro.

Uma história em primeira pessoa cria uma proximidade entre leitor e narrador. Também fica restrita ao conhecimento do narrador. Isso pode criar suspense conforme o leitor vai descobrindo as informações junto com o personagem.

Primeira Pessoa:
Usa o pronome “Eu” ou, no plural, “Nós”. A narrativa na primeira pessoa é útil para mostrar os pensamentos do narrador aprofundando aquilo que o leitor sabe sobre a personagem. A vantagem é a facilidade do leitor em identificar-se com a personagem e, consequentemente, sentir-se envolvido na acção.

Muitos jovens escritores utilizam a narração em primeira pessoa por ser mais fácil de escrever, e por achar encantadora a ideia de suas histórias soarem de forma mais pessoal. A terceira pessoa, por outro lado, foge deste atributo. Histórias narradas sob esta perspectiva são menos pessoais e apaixonadas.

Procure começar o livro com ação desde a primeira frase. Em vez de uma descrição morna, coloque alguém em ação. Provoque o leitor a descobrir o que o protagonista irá fazer. É importante que o personagem principal seja ativo.

O ponto de vista em primeira pessoa significa simplesmente que usamos os pronomes que se referem a nós mesmos no texto. Estes são os seguintes: Eu. Nós.

Veja abaixo cinco dicas de como iniciar o processo de escrita de uma obra:

  1. 1- Não existe fórmula mágica. ...
  2. 2- Leia e estude. ...
  3. 3- Saiba para quem e porque você quer escrever. ...
  4. 4- Comece com rascunhos. ...
  5. 5- Estruture o seu livro antes de começar a escrevê-lo.

Use o presente para levar a história adiante.
Pode ser uma boa opção se você deseja levar a história adiante, carregando o leitor através de uma narrativa com eventos e momentos em progressão. Por exemplo, a narração da primeira pessoa do presente pode ser “Eu abro a janela e grito para ele me deixar em paz.

Quando o narrador está dentro da história, na maior parte das vezes, essa história vai ser contada na "primeira pessoa", e quando o narrador está fora da história, o texto vai ser narrado na "terceira pessoa".

Como vimos, os textos escritos em primeira pessoa são aqueles que têm como narrador uma das personagens, enquanto os textos narrados em terceira pessoa apresentam um ponto de vista de alguém de fora (não personagem).

As chamadas pessoas do discurso se definem pelo seu posicionamento frente ao ato comunicativo, ou seja: primeira, representando aquela que fala (eu/nós); segunda, representando aquela com quem se fala (tu/vós/você, o senhor); e a terceira, demarcada por aquela de quem se fala (ele/eles/ela/elas).