Porque as entidades de Umbanda fumam?

Perguntado por: dpeixoto6 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.7 / 5 8 votos

Para ele, a mudança é positiva e faz parte da transformação das religiões, que antes ditavam tendências e agora são pautadas pelo comportamento coletivo. Prandi diz que a fumaça dos charutos é uma herança indígena usada nos rituais de cura para canalizar energia e fluidos na limpeza espiritual.

Sua finalidade é a descarga de energias enfermiças, energias negativas, energias do baixo astral, entre outros fins.

É por esse motivo que os pretos-velhos se utilizam do café e do fumo, que os Erês utilizam bebidas açucaradas, que os Exús e Pombajiras utilizam as bebidas alcóolicas, e assim por diante, cada um na sua especialidade, cada um nas habilidades que possuem de manipular os elementos da natureza.

Além da alimentação sem carne de nenhum tipo, não fazer sexo, não beber, não fumar, também é recomendado não ir a bares e ambientes 'profanos', qual o motivo? Isso deve ser considerado pelo aspecto positivo, não como uma proibição.

Por estar ligada de modo intrínseco à vida terrena, os espíritos ou entidades possuem hábitos comuns às pessoas, como o fumo de cachimbo, charuto, cigarros e álcool, presentes durante a realização de um “trabalho“, a incorporação no terreiro durante o ritual.

Oferenda a Zé Pelintra
1 cigarro de filtro vermelho ou 1 incenso de rosa vermelha.

A dança é a manifestação das entidades, a energia delas que se materializa nos corpos dos médiuns. Ela faz parte dos rituais da casa, é a energia que potencializa o trabalho e firma forte no corpo do médium.

Assim, tanto na umbanda quanto no candomblé existem tratamentos espirituais para auxiliar seus fiéis a se afastarem do consumo de drogas psicoativas (BARBOSA, 2021).

Gosta de vermelho, preto e amarelo, bebe champanhe sem álcool e fuma cigarrilha.

Os efeitos nocivos do fumo transpõem os níveis puramente físicos, atingindo o envoltório sutil e vibratório que modela, vivifica e abastece o organismo humano, denominado perispírito ou corpo espiritual.

Note que não é permitido qualquer tipo de remuneração por esses trabalhos espirituais. As vestes mais usadas nestas cerimônias são brancas, porque essa é a cor neutra que agrada todos os orixás e guias. Na Umbanda não se pratica o sacrifício de animais e se celebra rituais de batizado, consagração e casamento.

Numa gira, é totalmente desaconselhável usar qualquer tipo de calçado. Porque isso vai provocar um acúmulo de energia no seu corpo que pode vir a ser prejudicial. Sem contar também que o fato de você entrar descalço no abassá demonstra a sua humildade com relação ao local e aos trabalhos.

Quais são eles? Não comer carne, não consumir bebida alcóolica e não ter nenhuma espécie de conjunção carnal.

Xangô

O todo poderoso Orixá da justiça deve ser presenteado com velas brancas, vermelhas ou marrons. Flores de todas as espécies, cerveja escura, vinho doce e licor de ambrosia são de seu gosto também. Os melhores locais para as homenagens a Xangô são montanhas, cachoeiras ou pedreiras.