Porque amoxicilina da candidíase?

Perguntado por: agoncalves . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 2 votos

Os antibióticos administrados por via oral tendem a matar as bactérias que normalmente residem na vagina e a impedir que o fungo cresça. Assim, o uso de antibióticos aumenta o risco de ter candidíase. A chance de ocorrer candidíase aumenta um pouco antes da menstruação.

O tratamento mais indicado para candidíase recorrente é fluconazol 150 mg por via oral, 3 doses com intervalo de 72 horas entre cada uma. Ao final deste esquema, inicia-se o tratamento preventivo, com Fluconazol 150 mg, 1 comprimido por via oral, 1 vez por semana por 6 meses.

Prevenção da candidíase
Mantenha a sua pele limpa e seca, além de usar antibióticos somente quando eles forem prescritos por um médico, e exatamente na forma como ele indicar.

Não, a amoxicilina não é eficaz no tratamento de infecções fúngicas. Para tratar infecções causadas por fungos, são necessários medicamentos antifúngicos específicos. O uso excessivo de amoxicilina pode, inclusive, aumentar o risco de micoses.

Bicarbonato de sódio contra qualquer tipo de candidíase
O bicarbonato de sódio é um bom remédio caseiro tanto para infecções bucais quanto para vaginais e penianas. Em ambos os casos, a solução deve ser preparada com 50 gramas do produto e um litro de água.

Dificilmente a infecção desaparece sozinha e, geralmente, o desconforto é muito grande”, explica André Branco, médico ginecologista. Caso o parceiro também venha a desenvolver sintomas, o tratamento também é indicado. Do contrário, não é preciso.

Se você está enfrentando esses sintomas, é possível experimentar estes remédios caseiros para candidíase para aliviar o incômodo:

  1. Iogurte natural. ...
  2. Banho de assento com camomila. ...
  3. Banho de assento com vinagre de maçã ...
  4. Bicarbonato de sódio. ...
  5. Alho. ...
  6. Chá de uva-ursina. ...
  7. Chá de poejo. ...
  8. Óleo de orégano.

5 pomadas para candidíase

  • Clotrimazol. A pomada para candidíase Clotrimazol possui ação antifúngica e serve para inibir a proliferação da Candida albicans. ...
  • Miconazol. A pomada para candidíase Miconazol também faz parte da classe dos antifúngicos. ...
  • Nistatina. ...
  • Tioconazol + Tinidazol. ...
  • Isoconazol.

Gino Canesten® (clotrimazol) é um medicamento isento de prescrição médica, ou seja você pode adquiri-lo de forma fácil e rápida e resolver a candidíase. Gino-Canesten® (clotrimazol) é um medicamento e sua ação é o tratamento da infecção e dos sintomas da candidíase como: coceira, ardência, vermelhidão, inchaço e dor.

Em relação a nistatina, não são conhecidas interações com outros medicamentos e/ou substâncias.

Quais são os possíveis efeitos colaterais?

  • Reações comuns: enjoo, diarreia, erupções de pele;
  • Reações incomuns: coceira; vômito; urticária.
  • Sintomas mais graves como convulsões, sinais de alergia, mudança da cor da língua são raros. Mas se observar a presença desses sinais, procure ajuda médica.

Por isso é importante lavar a região com água morna e sabão após o episódios de perda urinária e utilizar cremes à base de calêndula ou aloe vera para manter a região hidratada. O uso de toalhas umedecidas sem álcool e hipoalergênicas também ajuda a manter a pele macia e hidratada, por isso elas são indicadas.

Outra dica é dormir sem roupa íntima para deixar a região respirar durante o sono. Manter o equilíbrio da flora bacteriana é mais uma forma de evitar a proliferação do fungo da candidíase. Para isso, prefira fazer a higiene íntima com sabonetes de pH neutro e água apenas na área externa, com movimentos suaves.