Porque a Páscoa é sempre na lua cheia?

Perguntado por: mporto . Última atualização: 20 de agosto de 2023
4.8 / 5 2 votos

Segundo a Bíblia, a morte e a ressurreição de Jesus ocorreram na época da Páscoa Judaica (Pessach), que celebra a libertação do povo de Israel da escravidão no Egito e, tradicionalmente, ocorria na primeira Lua Cheia depois do equinócio da primavera no hemisfério norte.

Teoricamente, a Lua Cheia da Páscoa é a primeira Lua Cheia depois do Equinócio de Primavera para o Hemisfério Norte ou de Outono para o Hemisfério Sul. Em 2019, por exemplo, o primeiro Equinócio do ano aconteceu em 20 de março e a primeira Lua Cheia no mesmo dia.

O Dia da Páscoa, por definição, é o primeiro Domingo após a lua cheia que ocorre após o equinócio vernal, e pode cair entre 22 de Março e 25 de Abril. A seqüência dos dias de Páscoa se repete em ciclos de aproximadamente 5.700.000 anos.

Atualmente, a escolha da data é feita baseada na primeira lua cheia após o equinócio da primavera (no Hemisfério Norte) e do outono (no Hemisfério Sul). Neste caso, a Sexta-feira Santa pode ocorrer entre os dias 22 de março e 25 de abril.

Resumindo, a Páscoa cristã é celebrada sempre no primeiro domingo após uma Lua cheia que acontecer a partir de 21 de março. Outra regra importante é: se a Lua cheia ocorrer em um domingo, a Páscoa será no domingo seguinte.

A tradição do coelho da Páscoa é mais recente, se comparada à do ovo. O costume surgiu no século XVI, na Alemanha. Os alemães trouxeram o hábito para a América no século XIX. O animal foi associado à Páscoa porque se reproduz rapidamente e simboliza fertilidade e vida nova.

A Lua Cheia simboliza o final do ciclo iniciado na Lua Nova, ou seja, as coisas atingem um clímax. Se o resultado será positivo, dependerá muito do trabalho feito até aqui. É onde a Lua se opõe ao Sol, recebendo toda sua luminosidade.

A data é comemorada anualmente no primeiro domingo após a primeira lua cheia que ocorre no início da primavera (no Hemisfério Norte) e do outono (no Hemisfério Sul). A data é sempre entre os dias 22 de março e 25 de abril.

Também não há evidências a respeito das datas de morte e ressurreição de Cristo, mas há um período em que elas provavelmente ocorreram. Por isso, a Páscoa segue o calendário lunar, sem uma data fixa, de acordo com o que se sabe sobre os acontecimentos da época.

Isso porque o equinócio da primavera para o Hemisfério Norte acontece em 20 de março, e a primeira Lua cheia após o equinócio da primavera será em 6 de abril, uma quinta-feira. O domingo mais próximo dessa data é o domingo do dia 9, portanto, Domingo de Páscoa.

São eles:

  • Não varrer a casa.
  • Não ir a festas.
  • Não realizar atos que contradigam a natureza da Sexta-feira Santa.

Diferença entre Páscoa Judaica e Páscoa Cristã
Os judeus comemoram a passagem da escravidão para libertação, enquanto que os cristãos comemoram a passagem da morte para vida durante a ressurreição de Jesus Cristo, o Messias. Até o século IV a Páscoa Judaica era comemorada no mesmo dia da Páscoa cristã.

A Sexta-Feira Santa é uma data vinculada à celebração da Páscoa no cristianismo. Esse dia é conhecido como o dia em que Jesus foi crucificado e morreu.