Porque a orelha do meu Pinscher caiu?

Perguntado por: gpereira . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4 / 5 20 votos

Comumente, ele é resultado do rompimento de vasos em decorrência de trauma, do ato de se coçar ou de chacoalhar a cabeça. O problema costuma acometer principalmente peludos com orelhas pendulares. Entretanto, ele pode ser diagnosticado em pets de qualquer raça, tamanho ou idade.

Um Pinscher deve apresentar a orelha em pé em média até os 6 meses de idade. Com 1.5 mês é normal elas ainda estarem caídas ou ficando naquele cai-levanta.

Orelhas caídas
Contudo, eles também costumam apresentar um faro mais apurado que outras raças. No entanto, mesmo nessas raças, dá para perceber que, às vezes, as orelhas dos pets podem cair. Quando isso acontece, pode ser um sinal de medo ou tristeza.

Uma das principais causas para que o cachorro esteja com a orelha caída é a presença de ferimentos provenientes de brigas com outros cães ou animais.

Para auxiliar no processo, é possível usar suplementos a base de colágeno. Isso é importante porque, em alguns casos, o cachorro, por questões genéticas ou doenças na primeira infância, não produzem naturalmente o colágeno para manter a orelha em pé. Dessa forma, mesmo com o uso da tala, o resultado esperado não chega.

Para ajudar o processo natural de ereção das orelhas, logo após o desmame pode-se mantê-las erguidas com talas de madeira, como os palitos de picolé. Os fatores genéticos e a insuficiência de cálcio são determinantes para que as orelhas do Pinscher não subam.

Tipos de Pinscher por tamanho
Pinscher 1 – Ele é um pouco maior em relação ao 0, podendo medir entre 20 a 25 cm e pesar 3Kg. Pinscher 2 – O Pinscher 2 é o que tem um tamanho mais próximo com o padrão, medindo entre 25 a 30 cm e com um peso em torno de 4kg.

Não há um prazo fixo. Cada indivíduo seguirá seu próprio ritmo. Se o cachorro já tem mais de 8 meses e ainda não as levantou, pode ser devido a problemas genéticos. Ou seja, se seus pais não tinham ambas as orelhas totalmente eretas, é bem possível que o seu cachorro também não consiga levantá-las.

Compacto, o Pinscher possui um crânio achatado. A arcada dentária afiada é em formato de tesoura. O focinho, preto, é pontudo. As orelhas são pontudas e dobradas.

É comum vermos as orelhas a assumir a posição ereta quando os chamamos ou estão muito felizes, e voltarem a ficar caídas, logo de seguida. Em alguns cães, o processo demorará mais do que as 20 semanas.

Cheiro forte na região das orelhas; Presença de secreção no conduto auditivo; Dificuldade auditiva.

Cachorro com coceira na orelha pode estar com otite
A causa desse problema está na ausência de higiene adequada nas orelhas, além da presença de algum corpo estranho - como um pedaço de brinquedo, por exemplo - ou de água. Por isso, verifique sempre o interior das orelhas do seu dog.

Sintomas de otite canina

  1. Balançar a cabeça com frequência;
  2. Coçar a região da orelha (seja com as patinhas, ou esfregando-as no chão);
  3. Sentir dor ao coçar as orelhas;
  4. Apresentar secreção no conduto auditivo, excesso de cera,
  5. Cheiro forte na região das orelhas.

A gelatina recomendada é aquela natural, sem sabor e sem açúcar. Você pode adicioná-la diretamente à ração do seu cão algumas vezes na semana, sem precisar diluir, nas seguintes proporções: Cães até 5 Kg: 1 colher de café 2 vezes ao dia. Cães entre 5 e 12 Kg: 1,5 colher de chá duas vezes ao dia.