É saudável comer queijo mussarela?

Perguntado por: lchaves . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4 / 5 2 votos

Mussarela: O queijo mussarela apesar de ter vitamina B12 e cálcio, também pode se tornar vilão se for consumido em excesso. “Ele possui quantidades significativas de sódio e gorduras saturadas, sendo que uma porção de 30 g de mussarela tem 20% do consumo diário de gordura indicada pela Organização Mundial da Saúde.

Segundo os nutricionistas, o ideal é comer os queijos amarelos só uma vez por semana e apenas 30 gramas. "Uma fatia de queijo muçarela, que a gente bota no sanduíche, já passa de 20 gramas, então, se você botar duas fatias, você já está passando até da cota”. A mesma quantidade vale para os queijos brancos.

É rico em ômega 3, que diminui o risco para desenvolver diabetes e contribui para a manutenção de bons níveis de colesterol no sangue; Fonte de vitamina A, que auxilia na visão; Fonte de proteína, importante principalmente para ganho e manutenção de massa muscular.

Fonte de gordura, proteínas, vitaminas e minerais como cálcio, fósforo e magnésio, os queijos são aliados da boa alimentação. Os laticínios contribuem, por exemplo, para a saúde dos ossos e para o funcionamento do intestino, além de garantirem saciedade — o que é interessante para quem busca perder peso.

O queijo cottage, a ricota, o queijo minas e a muçarela de búfala são bons exemplos.

Queijos de búfala e 5.
Ela, por natureza, é uma molécula menor e menos inflamatória”, explica a nutricionista.

Mas a grande diferença está justamente nos nutrientes: a mussarela de búfala apresenta mais proteína e cálcio que o queijo convencional, além de ter menos sódio.

“Se você gosta de queijo, ele pode ser uma boa fonte de proteína. Pode ser uma boa fonte de cálcio. É bom comer sem exagero, porque você pode acumular muitas calorias rapidamente”, afirmou Lourdes Castro Mortillaro, nutricionista e diretora do NYU Food Lab, à CNN.

O minas frescal é a melhor opção porque contém menos gordura, colesterol e sódio”, informa a nutricionista Patricia Alice Santini, de São Paulo. Porém, as vantagens são ofuscadas se houver exagero – coisa fácil de acontecer, já que a fatia costuma ser bem mais grossa do que a de mussarela e queijo prato.

Qual a diferença entre o queijo prato e mussarela? Isso depende muito das condições de fabricação de cada queijo. O mussarela tende a ser um pouco menos gorduroso, mas no geral, ambos possuem um teor parecido de nutrientes importantes.

Porção de 30 g (1 fatia)

Você pode comprar queijos veganos prontos em lojas especializadas ou, se preferir, preparar o seu em casa com ingredientes naturais. O queijo vegano à base de castanhas de caju, por exemplo, é uma excelente escolha para substituir a mussarela em pizzas e receitas gratinadas.

Podemos dizer, de forma simplificada, que os queijos frescos e brancos são os mais indicados para quem deseja emagrecer, pois contêm baixo teor de gordura e elevada quantidade de proteína. Já os queijos duros e azuis apresentam grandes concentrações de gordura, sódio e, até mesmo, corantes artificiais.

Contudo, há recomendações sobre quais são mais saudáveis e ideais para a alimentação diária. A nutricionista Priscilla Primi sugere privilegiar os queijos frescos, aqueles com grande quantidade de água e pouca concentração de gordura, como o cottage, o minas frescal e a ricota, e que necessitam de refrigeração.

Pensando nisso, o Paladar convidou um júri especializado, que avaliou 9 marcas encontradas nas redes de supermercados, para definir quais são as melhores mussarelas vendidas nas grandes redes. A campeã do teste foi a Lac Lêlo, que apresentou boa textura, cremosa na boca e bem equilibrada no sal.

Requeijão
Muito usado nos lanches e no café da manhã das pessoas, o requeijão apresenta um grande teor de gorduras saturadas e colesterol, bem como baixa quantidade de proteínas. Essa combinação pode aumentar o risco de diabetes e doenças cardiovasculares.