Onde pesquisar fake news?

Perguntado por: acampos . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.9 / 5 2 votos

Criado em junho de 2013, o Boatos.org tem a intenção de prestar um serviço para o usuário da internet, compilando algumas das mentiras que são contadas online. É atualizado diariamente graças a uma equipe de jornalistas ávidos em descobrir a verdade.

Veja abaixo como identificar fake news:
Nunca leia só o título e confira se o fato já foi publicado em outros veículos. Textos jornalísticos são revisados antes de serem publicados. Se o texto contém erros, desconfie. Cheque a informação em outros veículos mais reconhecidos.

Ele vai analisar o conteúdo e dizer se a notícia é possivelmente verdadeira ou se pode ser falsa, sempre aconselhando a buscar por fontes confiáveis. Importante: Quando acabar uma consulta, é preciso enviar a palavra “Fake” para reiniciar o bot antes de colar o corpo de outra notícia para ser verificada.

A pena prevista para esse crime é de detenção de seis meses a dois anos e multa, se o fato não constituir crime mais grave. O texto prevê ainda que a pena seja aumentada de um a dois terços, se o agente criar ou divulgar a notícia falsa visando a obtenção de vantagem para si ou para outra pessoa.

verifique se o perfil suspeito está vinculado a outras contas em aplicativos como o WhatsApp ou o Telegram; analise os grupos, páginas curtidas e outras interações nas outras redes sociais, que podem fornecer informações adicionais sobre a pessoa por trás do perfil fake.

Ferramentas de auxílio à detecção de Fake News

  • Aos Fatos. Aos Fatos é uma plataforma jornalística de investigação de campanhas de desinformação e de checagem de fatos. ...
  • Boatos.org. ...
  • Estadão Verifica. ...
  • Fato ou Fake.

Como checar notícias falsas no WhatsApp [Pesquisar]

  1. Confira se a mensagem tem a etiqueta com duas setas e o ícone da lupa. ...
  2. Habilite o recurso de pesquisa. ...
  3. Abra o navegador e pesquise sobre o assunto.

É indicado verificar se as imagens do vídeo estão com alto nível de nitidez. Por outro lado, também é válido analisar ruídos e outras falhas que ajudem a identificar um deepfake. Em alguns casos, os manipuladores dos vídeos falsos dão mais valor aos aspectos visuais do que ao som.

Olhe atentamente para logotipos e imagens
Por isso, sempre verifique diretamente na página se o conteúdo está publicado lá. Se o artigo for difícil de encontrar, inclusive no Google, provavelmente é falso.

Agências, iniciativas jornalísticas e ferramentas inteligentes ajudam a checar se uma notícia que circula no WhatsApp ou redes sociais é verdadeira; veja lista. Plataformas de checagem de fatos podem ajudar a saber se uma notícia compartilhada na web é falsa, ou seja, se trata de fake news.

As agências de checagem têm como grande propósito ajudar o público a ter mais segurança na leitura de notícias e dos demais conteúdos de internet, diminuindo a propagação de notícias falsas, sobretudo nas redes sociais.

Calúnia, difamação e injúria: a criação de perfis falsos para difamar, caluniar ou injuriar outra pessoa também é uma ação criminosa. Isso ocorre quando informações falsas ou ofensivas são divulgadas com o intuito de prejudicar a reputação ou causar danos à honra de alguém.

Trata-se dos crimes de calúnia, difamação e injúria. O mais grave é o crime de calúnia, que é imputar falsamente a alguém a prática de um ato criminoso (a pena é de detenção de seis meses a dois anos).

46. O prazo para oferecimento da denúncia, estando o réu preso, será de 5 dias, contado da data em que o órgão do Ministério Público receber os autos do inquérito policial, e de 15 dias, se o réu estiver solto ou afiançado.