Por que relativo?
Assim, utilizamos o "por que" em perguntas ou como pronome relativo, com o sentido de "por qual e "pelo qual". Exemplos: Por que ele não voltou mais? Por que isto é tão caro?
Porque por que é por quê
“Por quê” deve ser usado no final das frases e tem o mesmo sentido de “por qual razão”. Já “porque” tem o mesmo valor de “pois” e é usado em respostas. Por fim, “porquê” é sinônimo de “motivo”, e sempre deve ser precedido de um artigo ou numeral.
Quando se usa o por quê
- Por que = Usado no início das perguntas.
- Por quê? = Usado no fim das perguntas.
- Porque = Usado nas respostas.
- O porquê = Usado como um substantivo.
Porque os 4 tipos
Por que: em perguntas ou para se referir a algo. Por quê: no final de frases, seguido de ponto de interrogação ou final. Porque: em respostas ou explicações. Porquê: como um substantivo, indicando motivo ou razão.
Por que pode ser substituído por por qual
O termo “por que” pode ser substituído por expressões como “por qual motivo” e “por qual razão”, entre outras.
Por quê ou por que sozinho
Por quê: Escrito separado e com o acento, serve para quando a expressão aparecer sozinha ou ao final das frases, possuindo o mesmo significado de “por qual motivo”, “por qual razão”. Porque: Escrito junto e sem acento, é uma conjunção explicativa ou causal, utilizado geralmente em respostas.
Por que exemplos
Exemplos: Desejo saber por que você voltou tão tarde para casa. Por que você comprou este casaco? Por que você não vai ao cinema? (por qual razão)
Qual os tipos de por quê
Na língua portuguesa, existem 4 tipos de porquês (por que, porque, por quê e porquê) que são empregados da seguinte forma:
- Por que: utilizado em perguntas. ...
- Porque: utilizado em respostas. ...
- Por quê: utilizado no fim das frases. ...
- Porquê: possui o valor de substantivo e indica o motivo, a razão.
Por que em uma frase
- Por que: usado no início ou meio das orações. Aparece em frase interrogativas e pode ser substituído pelas expressões “pelo qual”, “ por qual”. Exemplo: este é o motivo por que (por qual) estamos lutando. - Por quê: aparece sempre ao final das frases interrogativas.
Por que no início de frase
5ª dica: Início de frase
Se a frase for uma pergunta e o “por que” vier no início, você vai usar o “por que” separado e sem acento. Por exemplo: Por que você ainda tem dúvidas de gramática? Se a frase for uma resposta e o “porque” vier no início, você vai usar o “porque” junto e sem acento.
Não é mais ou não é mas
De modo geral, 'mas' é usado com sentido de oposição, sendo sinônimo de expressões como porém, contudo e todavia. Já o termo 'mais' se refere, principalmente, a ideia de quantidade, aumento de alguma coisa.