Por que relativo?

Perguntado por: iluz . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.1 / 5 11 votos

Assim, utilizamos o "por que" em perguntas ou como pronome relativo, com o sentido de "por qual e "pelo qual". Exemplos: Por que ele não voltou mais? Por que isto é tão caro?

“Por quê” deve ser usado no final das frases e tem o mesmo sentido de “por qual razão”. Já “porque” tem o mesmo valor de “pois” e é usado em respostas. Por fim, “porquê” é sinônimo de “motivo”, e sempre deve ser precedido de um artigo ou numeral.

  1. Por que = Usado no início das perguntas.
  2. Por quê? = Usado no fim das perguntas.
  3. Porque = Usado nas respostas.
  4. O porquê = Usado como um substantivo.

Por que: em perguntas ou para se referir a algo. Por quê: no final de frases, seguido de ponto de interrogação ou final. Porque: em respostas ou explicações. Porquê: como um substantivo, indicando motivo ou razão.

O termo “por que” pode ser substituído por expressões como “por qual motivo” e “por qual razão”, entre outras.

Por quê: Escrito separado e com o acento, serve para quando a expressão aparecer sozinha ou ao final das frases, possuindo o mesmo significado de “por qual motivo”, “por qual razão”. Porque: Escrito junto e sem acento, é uma conjunção explicativa ou causal, utilizado geralmente em respostas.

Exemplos: Desejo saber por que você voltou tão tarde para casa. Por que você comprou este casaco? Por que você não vai ao cinema? (por qual razão)

Na língua portuguesa, existem 4 tipos de porquês (por que, porque, por quê e porquê) que são empregados da seguinte forma:

  • Por que: utilizado em perguntas. ...
  • Porque: utilizado em respostas. ...
  • Por quê: utilizado no fim das frases. ...
  • Porquê: possui o valor de substantivo e indica o motivo, a razão.

- Por que: usado no início ou meio das orações. Aparece em frase interrogativas e pode ser substituído pelas expressões “pelo qual”, “ por qual”. Exemplo: este é o motivo por que (por qual) estamos lutando. - Por quê: aparece sempre ao final das frases interrogativas.

5ª dica: Início de frase
Se a frase for uma pergunta e o “por que” vier no início, você vai usar o “por que” separado e sem acento. Por exemplo: Por que você ainda tem dúvidas de gramática? Se a frase for uma resposta e o “porque” vier no início, você vai usar o “porque” junto e sem acento.

De modo geral, 'mas' é usado com sentido de oposição, sendo sinônimo de expressões como porém, contudo e todavia. Já o termo 'mais' se refere, principalmente, a ideia de quantidade, aumento de alguma coisa.