Quando se deve usar a vírgula?
Quando usar a vírgula
- 1- Separar elementos com a mesma função sintática.
- 2- Separar orações intercaladas.
- 3- Separar orações adjetivas explicativas.
- 4 – Separar expressões explicativas.
- 5 – Separar conjunções.
- 6 – Isolar o vocativo.
- 7 – Isolar o aposto.
- 8 – Isolar datas.
Quando não usar vírgula antes do que
Não usamos vírgula antes de “que” quando a oração iniciada por esse “que” restringe ou especifica o sentido da palavra a que se refere, sendo, portanto, indispensável ao sentido da frase. No caso 2, conclui-se que tenho outras blusas vermelhas, mas quero vestir aquela que está no varal.
Quem me conhece sabe onde tem vírgula
Aliás, é o proceder do Dicionário editado pela Academia Brasileira de Letras: Quem viver, verá. Há uma terceira situação: se o verbo for idêntico nas duas orações, a vírgula é indispensável: Quem sabe, sabe.
Tem vírgula antes de o qual
Observação:O pronome relativo O QUAL (e flexões), quando não vier antecedido de preposição, só deverá ser empregado em orações explicativas; antecedido de vírgula, portanto. Exemplo: (23) A prova de Português, a qual inclui uma questão de redação, é uma das mais cansativas do vestibular.
Tem vírgula depois do por favor
A expressão por favor deverá ser separada da restante oração por vírgulas, podendo aparecer no início, no meio ou no fim das frases. Início da frase: Por favor, preencha o questionário. Meio da frase: Preencha, por favor, o questionário. Fim da frase: Preencha o questionário, por favor.
Quando a vírgula não é usada em uma estrofe
A "Vírgula" não é utilizada nos seguintes casos: Entre o sujeito e o verbo da oração, quando juntos: Atletas de várias nacionalidades participarão da grande maratona.
Tem vírgula depois de pois
1) A conjunção "POIS": a) quando dotada de valor explicativo, deve ser sempre precedida de vírgula. Exemplo: "Entre agora, pois a chuva está começando." b) quando indicar uma ideia conclusiva, deverá ficar entre vírgulas.
Quando usar e depois da vírgula
Usa-se vírgula antes de “e” em períodos nos quais essa conjunção liga orações com sujeitos diferentes. “Uma mão lava a outra, e a corrupção suja as duas.” “A pesquisa confirmou a hipótese aventada pelos alunos, e o professor deu seu aval para a continuidade do trabalho.”
Tem vírgula depois do visto que
2) Conjunção explicativa
Também devemos utilizar a vírgula antes das conjunções explicativas (que, porque, pois, visto que, etc.). Vejamos alguns exemplos: Não veremos a Juliana hoje, pois ela foi embora. A menina saiu mais cedo, porque tinha um compromisso.
Como fazer uma frase com vírgula
A vírgula separa orações que estão ligadas por conjunções (orações coordenadas sindéticas), fora as orações introduzidas pela conjunção e. Usa-se a vírgula, por exemplos, antes das conjunções: mas, porém, contudo, no entanto, logo, portanto, pois, porque. Eu queria ir à festa, mas minha mãe não deixou.
Tem vírgula depois de data
Datas e endereços costumam exigir o uso de vírgula. Na caso das datas, a vírgula é colocada após o substantivo que indica o local. Confira o exemplo: Brasil, 10 de março de 1999.
Estou bem graças a Deus tem vírgula
Se a frase fosse "Estou me formando graças a Deus", passaria a ideia de que Deus interviu diretamente para que a pessoa se formasse. Como a intenção é apenas se referir a algo bom (note que "graças a Deus" equivaleria a "felizmente"), recomenda-se manter a vírgula.
Quando é que se usa
Utilizado no final das frases interrogativas diretas, indicando também outros sentimentos por parte do emissor, tais como: surpresa, indignação ou revelando uma expectativa diante de um determinado contexto linguístico. Exemplos: O quê?
Qual a diferença entre dois pontos é ponto e vírgula
Diferença entre dois pontos e ponto e vírgula
Assim, o ponto e vírgula indica uma pausa maior que a vírgula e menor que ponto, separando orações, ideias ou elementos textuais. Já os dois pontos indicam uma pausa mais breve no discurso, utilizado nos discursos diretos, explicações, citações, enumerações, dentre outros.
Quando a vírgula é usada para isolar o vocativo
Prezado, solicito a juntada do documento nos autos. Caso o vocativo apareça no meio da oração, ele será tratado como um aposto, ou seja, entre virgulas. Na hipótese do vocativo ao final da sentença, ele será precedido pela vírgula: Parabéns, querido!
Como por exemplo onde colocar vírgula
8ª. - A vírgula deve ser usada para separar os incisos explicativos, retificativos ou continuativos (por exemplo, ou melhor, isto é, a saber, ou antes, aliás, digo, por assim dizer, além disso...): “O gerente era muito respeitado, ou melhor, muito temido.” “Ele deve, por exemplo, ouvir mais os seus funcionários.”