Por que podemos dizer que o Brasil é um país pouco povoado?

Perguntado por: lmata5 . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.7 / 5 4 votos

Apesar desse elevado número, o Brasil não é considerado um país povoado, pois apresenta uma grande extensão territorial (7 741 220 km²) e uma população má distribuída em seu território. No Brasil, podemos encontrar áreas densamente povoadas, como São Paulo, e áreas muito pouco povoadas, como o estado do Amazonas.

Um país populoso é aquele que possui uma grande população absoluta. Já um país povoado é aquele que possui elevada densidade demográfica. Nem todos os países que são populosos serão considerados povoados e vice-versa. A China é um exemplo de país populoso e povoado.

O Brasil é considerado um dos países de maior diversidade étnica do mundo, sua população apresenta características dos colonizadores europeus (brancos), dos negros (africanos) e dos indígenas (população nativa), além de elementos dos imigrantes asiáticos.

Devido à extensão territorial do país e ao processo histórico de ocupação, a distribuição populacional acontece de forma desigual pelas regiões e estados. Além disso, o Brasil se caracteriza como um país urbanizado, uma vez que a maioria dos seus habitantes vive nas áreas urbanas.

a Índia

Segundo um relatório publicado pela UNFPA, atualmente, a Índia possui o índice populacional mais alto do mundo, com 1,428 bilhão de habitantes. Em abril de 2023, o país superou a China, que conta com 1,425 bilhão de pessoas, que detinha o posto de nação mais populosa até então.

A urbanização, a queda da fecundidade da mulher, o planejamento familiar, a utilização de métodos de prevenção à gravidez, a mudança ideológica da população são todos fatores que contribuem para a redução do crescimento populacional.

As áreas consideradas urbanas no Brasil representam menos de 1% do território nacional (0,63%) e concentram 160 milhões de pessoas, ou seja, 84,3% da população brasileira.

O Brasil é um claro exemplo de um país populoso, mas pouco povoado. Apesar de apresentar uma população absoluta grande, acaba por ter um baixa densidade demográfica, visto que possui uma grande extensão territorial e uma população não tão bem distribuída entre as regiões.