Qual é o melhor estado brasileiro para se viver?

Perguntado por: aagostinho . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.5 / 5 9 votos

Santa Catarina é destaque em qualidade de vida, sendo referência em expectativa de vida.

A Segurança Pública de Santa Catarina foi classificada em 1° lugar na pesquisa nacional do Ranking de Competitividade dos Estados. A posição reforça estudos recentes que a destacam levando em conta os baixos indicadores criminais em relação aos demais estados do país.

Guaratinguetá

1- Guaratinguetá – SP
Localizada no Vale do Paraíba, região no interior de São Paulo, Guaratinguetá é a cidade com menor custo de vida do Brasil. Ou seja, pode ser considerada a cidade mais barata do Brasil. A cidade conta com uma excelente estrutura turística, que gera bastante dinheiro para a sua economia.

Jaraguá do Sul (SC)
Não é a toa que a cidade ocupa a primeira posição; Santa Catarina é o estado mais seguro do Brasil com taxas de violência bem baixos.

São Paulo

São Paulo é o estado com o maior PIB do Brasil.
Por essa razão, São Paulo é conhecido como o centro financeiro e comercial do Brasil.

Em 2021, de acordo com dados oficiais, Santa Catarina chegou a ter o menor índice de mortes dos últimos 14 anos, com queda de 9% em relação ao ano anterior. Em 2020, contudo, o Estado já vinha se destacando quando manteve a redução no número de mortes violentas.

São Luís, Maranhão. Brasília é o destino mais educado do país. A pesquisa apontou que, mesmo Brasília sendo o palco das disputas políticas do país, a capital foi mencionada como a que mais respeita seus pedestres e trabalhadores. Além disso, os brasilienses não costumam furar filas.

No top 10 das cidades mais seguras da Região, Maranhão e Ceará são destaques, emplacando, juntos, sete dos municípios mais seguros dessa localidade do país.

Dados do anuário também mostram que a cidade de Salto é quase 24 vezes mais segura que o município mais violento do Brasil, em número de homicídios. A cidade baiana de Jequié registrou 88,8 mortes desse tipo para cada grupo de 100 mil habitantes, bem maior que os 3,7 mortos de Salto.

Alagoas

O dado sobre saneamento é o mais dramático de um conjunto de indicadores que mostra como, desde a segunda metade da década de 90, Alagoas tornou-se o Estado mais pobre do País e o pior em várias características socioeconômicas.