Por que o sapato do palhaço é grande?

Perguntado por: afreitas . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.2 / 5 13 votos

A resposta para a primeira pergunta é relativamente simples, mas muito potente: o sapato do palhaço é grande porque não é dele! E justamente por não ser dele (tanto no sentido de não ser ele o dono, como no sentido de que não é do seu tamanho), torna-se difícil caminhar com ele.

Nariz vermelho
Ao invés disso ele teria que pintar o seu nariz de vermelho, simulando embriaguez. Dessa maneira, as roupas largas e o nariz vermelho acabaram virando sinônimo desses personagens que fazem rir.

Por vezes, em contexto de circo o palhaço usa trapos, maquiagem branca, roupas de cor, perucas exuberantes, sapatos enormes, mascaras. Um elemento fundamental é o seu nariz vermelho, que constitui uma máscara e é um elemento identitário.

Historicamente, a fama de que o palhaço pode ter uma personalidade psicopática, fria e que causa medo, tem explicação: há relatos de que alguns criminosos nos Estados Unidos, serial killers, usavam o disfarce de palhaço para praticar seus crimes.

Basta lembrar Picolino, Piolin, Chicharrão, Charlie Rivel, Grock e tantos outros. A arte do palhaço sempre foi muito mais do que 'apenas um entreato', como afirmou o jornalista. O próprio Slava que o diga”, finaliza Montagner.

– Branco (ou clown) – Com o tempo, mais atrações foram incluídas no circo. E é aí que surge o palhaço “branco” ou “clown”. Ele faz o tipo inteligente, certinho, mas não vive sem o bobo. Está sempre pronto para enganar seu parceiro.

O nariz vermelho é uma referência ao alcoolismo, uma vez que uma das lendas traz um personagem no Circo Renz de Berlim (1865) de jeito enfadonho e beberrão. Como as pessoas na Europa costumam ser muito brancas, quando bebem avermelham o nariz e as maçãs do rosto, muitos dizem que advêm daí o nariz e a maquiagem.

A figura é antiga e não há consenso quanto a sua origem, mas muitos consideram o artista inglês Joseph Grimaldi como o criador da figura do palhaço que conhecemos hoje. No início do século XIX ele criou "Joey". pretas e traje muito elegante. E os AUGUSTOS, com maquiagem colorida, peruca espalhafatosa e nariz vermelho.

Esta é uma doença cerebral degenerativa semelhante à doença de Alzheimer. É transmissível, incurável e 100% letal. A doença afeta cerca de uma em um milhão de pessoas em todo o mundo a cada ano, e os produtores dos jogos de Arkham certamente fizeram a lição de casa.

EXISTEM MUITOS TIPOS DE PALHAÇO, OS DOIS CLÁSSICOS SÃO: O BRANCO E O AUGUSTO. O BRANCO É MAIS SÉRIO E BEM VESTIDO, E O AUGUSTO É ATRAPALHADO E DESAJEITADO. NO BRASIL, A MAIORIA DOS PALHAÇOS DE CIRCO USA ROUPAS COLORIDAS EXAGERADAS, SAPATOS ENORMES, PERUCA E NARIZ VERMELHO.

Instituto Nacional de Artes do Circo.

Palhaços que fizeram muito sucesso no Brasil foram Piolin, Arrelia, Carequinha, Fuzarca e Torresmo.

Conheça Benjamim de Oliveira, o mineiro que revolucionou o circo no Brasil. Palhaço, ginasta, acrobata, músico, cantor, dançarino, compositor, autor de peças teatrais e diretor. Benjamim de Oliveira (1870-1954) é um personagem difícil de captar em apenas uma definição.

Origem. Há relatos de figuras semelhantes ao palhaço contemporâneo desde 2500 a.C, no Egito antigo. São encontradas várias outras referências, como em Roma, Grécia, China e até em civilizações americanas, como a dos astecas. Podemos achar referências à arte de fazer rir quatro mil anos atrás.