Por que o nome da rua?

Perguntado por: orocha . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.9 / 5 19 votos

O nome da uma rua é algo tão comum que às vezes nem nos perguntamos de onde vem aquele nome ou quem atribuiu e de que forma isso foi feito. O nome das ruas e bairros de uma cidade é uma forma de identificação que é usada pelos poderes públicos, por empresas e as pessoas em geral.

A denominação de logradouros (espaços públicos como ruas, avenidas, praças, passeios públicos) é uma das atribuições dos vereadores.

Quem dá os nomes às ruas e logradouros públicos? Qualquer pessoa pode dar nomes às ruas? Qualquer pessoa pode propor um nome, mas a denominação será feita pela Câmara Municipal ou pelo Executivo.

Nomeação de vias varia de acordo com o órgão responsável
O principal deles é simples: estar morto. Uma lei federal proíbe que pessoas vivas tenham seus nomes vinculados à vias públicas. E uma atualização feita em 2013 também exige que os proponentes à homenagem não defendam ou tenham ligação com a escravidão.

As avenidas costumam ser bastante movimentadas. Além da denominação de avenida, as ruas também podem receber o nome de alamedas, que são ruas ou avenidas com uma grande quantidade de árvores dispostas nas calçadas. As alamedas são repletas de árvores.

Conforme estabelecido pela legislação atual, é proibido alterar o nome de qualquer rua, praça, bairro e outros próprios públicos que tenha sido oficialmente outorgado há mais de 10 anos.

Art. 1º É proibido, em todo o território nacional, atribuir nome de pessoa viva a bem público, de qualquer natureza, pertencente à União ou às pessoas jurídicas da Administração indireta.

No Brasil, os nomes de ruas mais comuns são os alfanuméricos. De acordo com um levantamento da empresa de análise de crédito ProScore, o nome de logradouro que mais se repete no País é Rua Dois (há 1.534 ocorrências), seguido de perto por Rua Três (1.513 casos) e Rua Um (1.444).

Rua do Mucugê

A Rua do Mucugê é conhecida por ser a mais charmosa do Brasil. Isso porque sua localização e estabelecimentos proporcionam um clima sem igual. Localizada no centro de Arraial d'Ajuda, a Rua atrai turistas de todo o mundo.

O texto proíbe a nomeação idêntica ou similar para diferentes ruas, avenidas, praças e outros logradouros dentro de um mesmo município.

Se você tem um imóvel numa determinada rua cujo nome é alterado, terá de pagar, em Volta Redonda, R$ 161,10 para fazer uma averbação no registro em cartório.

A Certidão de Logradouro é o documento que atesta informações sobre o logradouro, tais como oficialização, denominações anteriores e denominação atual.

Mas como explicado acima, esta atribuição cabe à câmara municipal da sua cidade, assim, se você deseja sugerir um nome de rua, é necessário entrar em contato com algum vereador e fazer a sugestão.

Enquanto o Dicionário Aurélio define a rua como uma "via pública paracirculação urbana, total ou parcialmente ladeada de casas" e a avenidacomo "via urbana mais larga do que a rua, em geral com diversas pistaspara circulação de veículos", cada município brasileiro tem autonomiapara nomear seus logradouros.

Há exatos 115 anos, a primeira rua a ser fundada no Brasil, na cidade de Salvador, era batizada de "Rua Chile". Porta de entrada para o Centro Histórico da capital baiana, a via de cerca de 400 metros ficou marcada na história como palco do comércio elitista até meados da década de 70 do século passado.