Como saber o significado do nome da minha rua?

Perguntado por: anogueira . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.9 / 5 8 votos

O interessado pode contar com o site www.dicionarioderuas.prefeitura.sp.gov.br para suas pesquisas. O Arquivo Histórico só disponibiliza informações referentes às denominações de logradouros oficializados.

Como as ruas recebem os nomes? Geralmente, o nome das ruas é proposto pelos vereadores ou pelos moradores que levam a proposta de nome para o vereador, sendo o nome aprovado pela Câmara Municipal da cidade. As ruas são espaços físicos onde todas as vidas sociais das cidades acontecem.

Em nosso sistema oficial de busca há uma ferramenta para encontrar documentos da atuação legislativa de nosso município. No documento que dá o nome desta rua deverá conter uma justificativa de sua origem. O link direto da ferramenta é https://www.riodasostras.rj[…]unicipal-de-rio-das-ostras.

Os nomes das ruas de uma cidade são definidos pela Câmara Municipal, através de projetos de leis votados pelos vereadores eleitos. É importante ressaltar que em algumas situações essas definições de ruas, praças e logradouros ocupam boa parte das proposituras analisadas, discutidas e aprovadas pelo Legislativo.

Mas como explicado acima, esta atribuição cabe à câmara municipal da sua cidade, assim, se você deseja sugerir um nome de rua, é necessário entrar em contato com algum vereador e fazer a sugestão.

As ruas são diferentes uma das outras, por isso apresentam diversas formas: estreita, larga, comprida, curta e sem saída. Elas podem ser muito ou pouco movimentadas, com árvores ou sem árvores, com asfalto ou sem asfalto. Podem ter somente casas ou também comércios, como supermercados, lojas, bancos, entre outros.

Conforme estabelecido pela legislação atual, é proibido alterar o nome de qualquer rua, praça, bairro e outros próprios públicos que tenha sido oficialmente outorgado há mais de 10 anos.

O nome Tijuca, de origem indígena, significa água podre, charco ou brejo. Referia-se às lagoas da atual Barra, depois passou para as montanhas, floresta e vertente oposta, correspondendo à antiga região do Andaraí Pequeno que, entre os séculos 19 e 20, transformou-se no atual bairro da Tijuca.

O topônimo foi homenagem ao ilustre brasileiro Coelho Neto, maranhense de Caxias, prosador, jornalista, escritor, professor, romancista, orador, poeta, teatrólogo e político.

A Avenida, ou Boulevard, ganhou esse nome pois no dia 28 de setembro de 1871 foi assinada a Lei do Ventre Livre, que considerava livres todos os filhos e filhas de escravos nascidos no Brasil depois da assinatura da Lei.

A denominação de logradouros (espaços públicos como ruas, avenidas, praças, passeios públicos) é uma das atribuições dos vereadores.