Por que não se deve desistir?

Perguntado por: etavares . Última atualização: 2 de julho de 2023
4.9 / 5 11 votos

Quando você escolhe não desistir, suas forças despertam, suas emoções se inflamam e sua vontade se torna inabalável. Os humanos são assim, capazes de recomeçar quantas vezes forem necessárias para avançar e realizar os seus sonhos. Escrito e verificado por a psicóloga Valeria Sabater.

Desistir de um sonho pode ser um ato de liberdade, de deixar o fluxo da vida seguir seu caminho. Nossa vida é sempre pautada por escolhas, e o impacto da pressão sobre o ato de desistir pode provocar inúmeras sensações de impotência, frustração, punição e até mesmo desordens mentais como mentira compulsiva.

  • Acabou a confiança mútua. ...
  • Não há sinais de cumplicidade. ...
  • O casal entrou em um dinâmica tóxica. ...
  • Um dos dois (ou os dois) não quer mudar. ...
  • Os planos de vida já não são os mesmos. ...
  • O sexo também é danoso. ...
  • O amor acabou.

A Bíblia destaca que Deus preparou os sonhos para sermos felizes, que a sua obra é maior do que aquilo que podemos imaginar. Deus não nos encoraja a desistir de nossos sonhos, se eles estiverem alinhados ao propósito que Deus tem preparado para cada um de nós.

Não se apavore nem desanime, pois o Senhor, o seu Deus, estará com você por onde você andar". Por isso, não abram mão da confiança que vocês têm; ela será ricamente recompensada. E não nos cansemos de fazer o bem, pois no tempo próprio colheremos, se não desanimarmos.

Cérebro automatizado – cérebro controlado
Isso acontece porque o cérebro precisa de oxigênio e glicose para sobreviver e, por isso, para o cérebro, impera a lei do menor esforço. Se julgamos que o esforço vai ser grande e não há muitas chances de dar certo, a tendência é desistir.

Faz parte do ser humano querer fugir de problemas, mas a forma como nossa mente manifesta isso pode dizer muito sobre nosso emocional. É comum nos sentirmos cansados, esgotados e até mesmo estressados em certos pontos da vida, mas lembre-se: tudo tem um limite!

As pessoas desistem das coisas por uma série de motivos. Medo, insegurança, acomodação, erros do passado, crenças erradas, porque querem os resultados rápido demais, por não darem valor ao que já possuem, dentre outras coisas.

Você deve insistir em um relacionamento até onde acreditar que ele pode dar certo, respeitando sempre seu amor próprio. Pois se você refletir e chegar a conclusão que está em uma relação onde não há reciprocidade, respeito, crescimento e admiração entre ambos, está na hora de partir para outra.

Ouça com atenção sem fazer julgamentos
Procure aproximar-se da pessoa com calma, ofereça ajuda sem ser invasivo e tente compreendê-la. Deixe claro que você a apoia, mas que nem por isso concorda com as ideias ruins que ela alimenta.

Desiste vem do verbo desistir. O mesmo que: abandona, cede, deixa, larga.

Sê forte e corajoso; não temas, nem te espantes; porque o Senhor teu Deus é contigo, por onde quer que andares.” Essas palavras consoladoras podem se aplicar a todos nós ao buscarmos viver uma vida boa e vencer nossos próprios desafios distintos.

Salmos 27:14
Porém, ele sempre mantinha a esperança nas promessas de um Deus presente e consolador. Por isso, quando você se sentir desanimado ou fraco na fé, lembre-se da experiência de Davi e de como ele se apegava às promessas de Deus.

Jesus não desiste nunca dos seus. Ele é o pastor que procura a ovelha perdida. Ele vai ao encontro daqueles que caíram para restaurá-los. Senhor, tu não revisitas o nosso passado a fim de nos penalizar com tristes lembranças.

Querido leitor (a), no Evangelho de Mateus 11.28-30, Jesus diz: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomais sobre vós meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para vossa alma. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve”.

Pensar em abandonar tudo o que tem é não fazer uma reflexão sobre o que realmente possui; devemos olhar os recursos a volta e quebrar padrões para que assim se possa mudar o ponto de vista e tornar a nossa visão mais condizente com a realidade.