Por que não paro de pensar?

Perguntado por: umello7 . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.1 / 5 9 votos

Depressão, estresse, síndrome do pânico e nomofobia (medo de ficar sem celular) são outros exemplos de situações que ocorrem com muito mais frequência nas últimas décadas. Especialistas dizem que a síndrome do pensamento acelerado não é uma doença, mas sim um sintoma vinculado a um quadro de transtorno de ansiedade.

Veja na galeria de fotos 6 dicas para parar de pensar demais em problemas e assuntos desnecessários:

  1. Perceba quando você está pensando demais. ...
  2. Desafie seus pensamentos. ...
  3. Mantenha o seu foco nas soluções dos problemas. ...
  4. Reserve um tempo para refletir. ...
  5. Pratique o mindfulness. ...
  6. Mude o canal.

O envolvimento frequente em situações que deixam a mente agitada, além de estressada, é uma das causas da síndrome. Atividade intelectual, excesso de informações, pressão no trabalho ou no estudo e uso exagerado de celulares e de computadores são alguns dos fatores que propiciam o surgimento da alteração mental.

Pensar demais não é uma característica inata — como a cor dos olhos — é uma estratégia aprendida. Fazemos essa escolha consciente ou inconscientemente, como uma forma de tentar lidar com adversidades, com o que pensamos e sentimos. Então, se é assim, é algo que podemos mudar.

Quando você ama alguém obsessivamente, seu corpo libera dopamina (os hormônios do “sentir-se bem”) sempre que você vê, toca ou até pensa em seu homem. No entanto, esse fator de bem- estar torna-se uma obsessão a longo prazo.

Quando esses sentimentos tomam dimensões desproporcionais e a mente não se desliga ao dormir, apresenta-se o quadro de ansiedade noturna. O estresse acumulado durante o dia, assim como as preocupações constantes, são fatores que interferem diretamente na qualidade do sono, causando esse transtorno.

O que é a síndrome do pensamento acelerado? Russo foi diagnosticada com a síndrome do pensamento acelerado, que é uma alteração em que a mente fica repleta de pensamentos, o que dificulta a concentração, aumenta a ansiedade e desgasta a saúde física e mental.

7 dicas para desacelerar a mente

  1. Faça pausas. Tente sair do automático. ...
  2. Pratique a atenção plena. ...
  3. Deixe os eletrônicos de lado (o máximo que puder) ...
  4. Inclua o autocuidado na agenda. ...
  5. Lembre-se: você não é uma máquina. ...
  6. Encare o desagradável. ...
  7. Saiba quando procurar ajuda profissional.

7 dicas infalíveis para esvaziar a mente

  1. Pratique a meditação. Encontre um lugar tranquilo e confortável. ...
  2. Faça uma pausa para respirar. Reserve alguns minutos para respirar profundamente. ...
  3. Pratique atividades relaxantes. ...
  4. Desconecte-se da tecnologia. ...
  5. Escreva suas preocupações. ...
  6. Pratique gratidão. ...
  7. Cultive momentos de silêncio.

As semelhanças do TDAH com a síndrome do pensamento acelerado são muitas, já que o sintoma mais característico do TDAH é a inquietação e consequentemente os pensamentos frenéticos que isso causa.

Pessoas com SPA ficam com a mente hiperpensante — ou seja, funcionando com várias ideias simultaneamente, sobretudo projetos de trabalho, e em velocidade intensa.

No âmbito da psicologia clínica, como assinala Cristina Gutiérrez, a única coisa que podemos conseguir é a capacidade de eliminar pensamentos ou preocupações que nos fazem mal e interferem em nossa vida – e aprender a dar mais importância e maior tempo em nossa mente às ideias que nos provocam satisfação.