Por que não devo tomar anticoncepcional?

Perguntado por: eteles . Última atualização: 2 de julho de 2023
4.2 / 5 14 votos

Em algumas mulheres, pode causar redução do apetite sexual; A progesterona, hormônio contido nas pílulas, pode causas retenção de líquido e inchaço; Altera a coagulação do sangue, o que pode levar à formação de coágulos dentro dos vasos; Pode causar dores de cabeça, enxaquecas e alterações no humor.

Aumento de possibilidades de problemas no fígado
A ingestão de hormônios via oral pode sobrecarregar o fígado, pois este órgão é responsável por metabolizar o medicamento. Ao longo do tempo de uso deste método contraceptivo, existe o risco do fígado sofrer problemas como a sobrecarga.

Tem alta eficácia contra gravidez
Além disso, aumenta o muco endocervical, evitando que os espermatozoides atinjam as trompas, onde ocorre a fecundação. O anticoncepcional ajuda na prevenção de gravidez indesejada. Mas, para que tudo isso funcione, você deve tomar a pílula adequadamente.

A pílula anticoncepcional inibe a ovulação e torna o muco cervical espesso, dificultando a passagem dos espermatozoides e evitando, assim, a fecundação. Portanto, ela não pode ser considerada um método abortivo.

Diante dos resultados, sem considerar a esterilização, que tem eficácia total, podemos destacar a pílula anticoncepcional como o método mais seguro. Ela se mostrou eficaz em 99,9% dos casos. O preservativo masculino, que também está entre os mais usados do Brasil, pode ter falha entre 8 e até 20%.

3Com a parada do anticoncepcional, o organismo precisa se readaptar com as doses hormonais e isso pode levar um tempo. 4O prazo normal para o anticoncepcional sair do organismo é algo em torno de 3 a 6 meses. 5O anticoncepcional injetável costuma demorar mais tempo que os orais e de adesivo para sair do organismo.

Acetato de Ciproterona: Diane 35, Selene, Diclin e a Artemidis (que possui grande composição estrogênica) Drospirenona: Yasmin, Yaz e Elani ciclo (que é ótimo para prevenir inchaço antes da menstruação) Clormadinona: Belara (que evita problemas de pele associados a anticoncepcionais)

Quais métodos contraceptivos têm menos efeitos colaterais?

  • Camisinha (masculina e feminina).
  • DIU de cobre.
  • Capuz cervical.
  • Diafragma.
  • Esponja contraceptiva.

Algumas pesquisas constataram isso: um estudo descobriu, por exemplo, que mulheres que tomam pílulas com altos níveis de estrogênio costumam ter corpos em forma de pera e mais gordura subcutânea, embora não necessariamente mais gordura corporal em geral.

Essas mulheres precisam contar ao médico sobre seu problema do coração. Mas, em geral, quem já tem alguma doença cardíaca e também complicações, como hipertensão pulmonar e endocardite, não deve usar o anticoncepcional. Nas hipertensas, a pílula pode causar doenças cardiovasculares, como trombose e AVC (derrame).

Pílula anticoncepcional
Comumente, muitas mulheres sentem efeitos colaterais intensos nos primeiros meses de ingestão dos comprimidos anticoncepcionais ou na ocasião de uma troca de medicamento. Com a adaptação do corpo, os efeitos tendem a ser diminuídos, mas isso não é uma regra e pode não ocorrer em vários casos.

Camisinha contra DSTs
Bem mais conhecido do que o diafragma, o preservativo é o único método que também previne contra as doenças sexualmente transmissíveis. “A camisinha é a base da prevenção e deve ser usada sempre”, afirma Bonassi.

A água inglesa purifica o organismo eliminando o efeito dos hormônios sintéticos que estão presentes em pílulas anticoncepcionais e indutores de ovulação, por exemplo.