Por que foram usadas aspas na palavra adequado?

Perguntado por: aesteves . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.6 / 5 15 votos

Porque não é possível saber o que é adequado, sem uma referência.

Esse destaque pode ocorrer para mostrar uma citação; ressaltar um termo ou expressão incomum na língua (gírias, neologismos, estrangeirismos) ou usado fora de seu contexto literal; indicar uma entonação irônica; destacar títulos de obras; e organizar falas (quando não se opta pelo uso do travessão).

Aspas é um sinal de pontuação representado graficamente pelo símbolo “ ”. As aspas são usadas para destacar alguma parte do texto. Essa parte que se destaca fica escrita entre aspas, ou seja, é colocado o símbolo “ no início para abrir aspas e o símbolo ” no fim para fechar aspas.

As aspas são utilizadas, principalmente, em citações. Aspas são um sinal de pontuação semelhante a vírgulas suspensas. Elas podem ser simples [ ' ] ou duplas [ “ ] e são usadas para destacar citações, estrangeirismos, neologismos, gírias, ironias e outras expressões.

No início e no fim de nomes de obras literárias ou artísticas, como títulos de livros, de obras de arte, de filmes, de músicas,... Nestes casos, as aspas podem ser substituídas por uma escrita em itálico, levemente inclinada para a direita.

Nos diálogos
As aspas duplas ("") podem, como dissemos no início, substituir o travessão nas línguas anglo-saxãs. É importante notar, contudo, que sempre que as aspas são abertas devem ser fechadas. Nosso primeiro exemplo ficaria assim: "Maria, por favor, me passa o seu endereço?"

Se a citação inicia e encerra a frase, o ponto final é colocado antes das aspas. Ex.: "Navegar é preciso, viver não é preciso." Quando a citação não inicia, mas encerra a frase, o ponto final fica depois das aspas. Ex.: Segundo Fernando Pessoa, "viver não é necessário, o necessário é criar".

Expressões e Provérbios
Toda vez que se quer destacar um provérbio ou uma expressão é necessário o uso de aspas. Vamos “fazer uma vaquinha” para ajudá-los. Ele não é seu amigo, ele é “amigo da onça” isso sim.

Aspas está morando em Los Angeles, nos Estados Unidos, onde a brasileira LOUD disputa o VCT Américas 2023.

Utilizado no final das frases interrogativas diretas, indicando também outros sentimentos por parte do emissor, tais como: surpresa, indignação ou revelando uma expectativa diante de um determinado contexto linguístico. Exemplos: O quê?

Erick Santos

O verdadeiro nome de aspas é Erick Santos.

Ao se incluir no texto uma citação de uma frase célebre, de amplo conhecimento e sem a atribuição de autoria no início do parágrafo, é obrigatório que o trecho citado seja marcado por aspas no início e no fim.

Aspas e travessão são usados para indicar declaração textual de alguém. As aspas são usadas quando a declaração está inserida no meio de um parágrafo. O uso do travessão ocorre quando a declaração inicia e toma o parágrafo inteiro ou a maior parte dele.

As aspas podem ser empregadas exatamente da mesma maneira, embora seja um expediente mais raro nas narrações. O discurso indireto também pode ser empregado para fazer essa demarcação das vozes.

Citação usando dois-pontos
Ao se reproduzir uma citação, é comum que os dois-pontos apareçam após o verbo que indica a ação declarativa. A citação aparece na mesma linha, entre aspas, ou na linha seguinte, após um travessão. Veja os exemplos: Ela pediu: “Quero o relatório na minha mesa até amanhã.”

Explicação: As aspas são frequentemente usadas para indicar que uma palavra ou expressão é nova, pouco conhecida ou incomum. No caso da frase "Não seja 'careta', rapaz", as aspas são usadas para destacar a palavra "careta", possivelmente uma expressão pouco comum em alguns contextos ou regiões.