Por que Exu toma sangue?

Perguntado por: esilveira . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.3 / 5 17 votos

Trata-se de um sistema mítico de restituição que coloca as energias em ação, provocando o movimento e a Vida. Faltar com o ebó é incorrer em grave penalidade que interrompe o movimento (do axé), deprecia os laços entre deuses e humanos, permitindo o declínio da energia vital.

Nosso exu tem que comer sangue, pois o sangue é vida e energia. Quanto mais ele se alimentar com sangue, mais forte ele vai ficar.

Petrópolis: Vozes.), o sangue é o veículo principal do axé. É através dele que flui a energia que alimenta os orixás e as pessoas, conectando uns aos outros.

A iniciação ao Xangô não só acarreta muita efusão de sangue animal, como também, de certo modo, a transformação do devoto no alimento dos deuses.

O Sangue para o candomblé é considerado portador de Axé, por isso valoriza-se o fato de repassar a energia do mais velho para o que está sendo iniciado. Entende-se por Axé, a energia que pode ser acumulada, transmitida e perdida. E por onde ele flui, transmite traços de seus antigos depositários.

Muitas pessoas que não tem o real conhecimento sobre essa entidade acredita que ela esteja relacionado a algo ruim. Mas, isso é um engano! O Exu é um Orixá trabalhor, defensor e conhecido como o mensageiro e o Guardião dos terreiros, das aldeias, das cidades, das casas, do axé e do comportamento humano.

Um filho de Oxalá, pai de todos os orixás, não come azeite-de-dendê. O de Exu, malicioso e ambíguo, detesta óleo-de-coco.

O sacrifício do animal serve como uma oferenda ao orixá, para que ele descarregue as energias negativas da pessoa, que é transferida ao animal, abatido em seguida. O ritual de corte deve ser realizado por um sacerdote específico da casa, o axogum.

Das literaturas que fazem referência ao sangue como vida espiritual ou com conotação religiosa, destaco a seguinte: "o sangue não é somente o agente da vida, é também o da salvação: o sangue do redentor, do mártir, do herói; hoje, sangue desconhecido que leva a vida para situações críticas onde o indivíduo está em ...

Outra simbologia do sangue é a fluidez da energia vital. Ou seja, ela é representada pelo fato do sangue ser um líquido que circula por todo corpo. Dessa forma, indica a importância de trazer para a sua vida mais energia e felicidade.

Portanto, assim como a médium pode incorporar mesmo estando “naqueles dias”, pode conversar com seu pai de santo e deixar de fazê-lo caso ache melhor. Os acessórios (como perfumes, incensos, chapéus, laços etc), significam maior eficiência no trabalho? Mais um mito.