Qual a diferença entre agnóstico é cético?

Perguntado por: amorais . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.7 / 5 14 votos

O cético duvida de tudo e consequentemente é sempre pessimista. Mas muitos céticos são abertos a possibilidade de acreditar em algo espiritual. O agnóstico é aquele que acredita em alguma manifestação explicada cientificamente mas que não chama de Deus.

Cético, além de se referir a uma pessoa que não acredita ou não tem fé, também pode se referir a pessoas que possuem o costume de questionar as crenças ou as ideias sobre um assunto. Assim, cético pode ser definido como o indivíduo que costuma questionar as verdades absolutas ou popularmente aceitas.

Agnóstico é todo aquele que não conheceu Deus. A pessoa não nega nem afirma a Sua existência”, afirma o teólogo. Um agnóstico pode ser ateísta (não consegue provar a existência do deus nem acredita nele) ou teísta (não consegue provar a existência do seu deus, mas admite a possibilidade de ele existir).

A ideia de ceticismo se relaciona, de fato, a uma forma de agnosticismo. Mas a relação entre ceticismo e religião não é muito clara e esse é justamente um dos nossos campos de investigação. Mesmo porque no século 17 alguns filósofos tentaram usar o ceticismo em defesa da religião, no que chamavam de 'fideísmo cético'.

Significado de Agnóstico
substantivo masculino Indivíduo que não acredita nem nega a existência de Deus. Etimologia (origem da palavra agnóstico).

Os céticos afirmavam que não podemos conhecer nada e, por isso, devemos suspender o juízo sobre todas as coisas, não apenas sobre aquilo que não pode ser observado.

O cético questiona tudo o que lhe é apresentado como verdade e não admite a existência de dogmas, fenômenos religiosos ou metafísicos. O cético pode usar o pensamento crítico e o método científico (ceticismo científico) como tentativa de comprovar a veracidade de alguma tese.

O agnóstico é aquele que não acredita na existência de deus ou de qualquer outra divindade, porém não nega a possibilidade de existência. O que o agnóstico acredita é que não existe qualquer conhecimento efetivo que comprove a existência ou não existência de um deus.

Vertentes do agnosticismo
Não existe, a rigor, uma religião agnóstica. Trata-se de uma forma de conceber o mundo, uma postura adotada pelas pessoas que se julgam incapazes de explicar ou comprovar empiricamente certas questões propostas pela Metafísica.

A principal diferença entre o ateísmo e o agnosticismo é que o ateu não acredita em deuses e negam sua existência, enquanto o agnóstico afirma que não há certeza se os deuses existem ou não.