Como Kardec desencarnou?

Perguntado por: dperes8 . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.1 / 5 17 votos

Vitimado pela ruptura de um aneurisma, aos 65 anos, o professor Hippolyte-Léon-Denizard Rivail cerrava os olhos no Plano Físico para despertar com as venturas do dever cumprido no Plano Espiritual.

Desencarnou no dia 31 de março de 1869 em Paris, França. Leia a biografia na íntegra.

No desencarne o perispírito se desliga dos restos mortais. O que ainda permanece por um tempo são os residuais que representam uma energia. Nós usamos o termo evolação para designar a emanação dos resíduos perispiríticos que retornam ao perispírito do indivíduo durante as primeiras 72 horas após o desencarne.

Era educador, autor e tradutor
Foi membro de sociedades acadêmicas como o Instituto Histórico de Paris, Academia Real de Arras e a Real Academia de Ciências Naturais. Lutou pela democratização do ensino público, tendo publicado obras sobre o assunto após 1834, quando lecionava.

Segundo os espíritas, o espírito continua vivo após a morte, ou seja, a morte afeta apenas o corpo, e esse espírito continuará sua trajetória baseada nas suas realizações na Terra. Conforme o Judaísmo, todos os mortos serão ressuscitados na Era Messiânica, o que acontecerá quando o Messias chegar à Terra.

Segundo ele alma é o espírito encarnado, e espírito é a alma desencarnada. Para Kardec, pois, os dois vocábulos têm o mesmo significado, com diferenças apenas de momento e local, ou seja, de tempo e espaço!

No Espiritismo de KARDEC, esse talvez seja um dos pilares principais que sustentam a sua doutrina: a de que a morte não é o fim. A morte se torna um acontecimento futuro inevitável a partir do nascimento ou, como se diz no provérbio: “Para morrer, basta estar vivo”. Vida e morte, popularmente, parecem se contrapor.

Tremores musculares ocasionais, movimentos involuntários, alterações na frequência cardíaca e perda de reflexos nas pernas e braços são sinais de que o fim de vida está próximo.

Podemos, portanto, orar pelos espíritos, onde estivermos. O lugar não importa, desde que a prece seja sincera. Da mesma forma que ligamos pelo celular para alguém que mora em outro país, podemos também orar de qualquer lugar para os entes queridos que vivem na pátria espiritual, usando o "celular" do pensamento.

Aqui estão alguns sinais que podem significar que os seus entes queridos que se foram não deixaram o seu lado definitivamente!

  1. Eles aparecem nos seus sonhos. Essa é uma das maneiras mais comuns que os espíritos usam para interagir conosco. ...
  2. Pensamentos incomuns. ...
  3. Sinais no funeral. ...
  4. Você sente o seu cheiro.

Começa então a missão de Allan Kardec quando em 1854, ouviu falar pela primeira vez nas "mesas girantes", através do amigo, senhor Fortier, um pesquisador emérito do magnetismo. Exigindo provas, mostrou-se inclinado à observação mais profunda dos ruidosos fatos amplamente divulgados pela imprensa francesa.