Quem convidou Kardec para ver as mesas girantes?

Perguntado por: nxavier3 . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.5 / 5 2 votos

Começa então a missão de Allan Kardec quando em 1854, ouviu falar pela primeira vez nas "mesas girantes", através do amigo, senhor Fortier, um pesquisador emérito do magnetismo.

De Hippolyte Rivail a Allan Kardec
Durante meses, Rivail dedicou suas horas vagas a entrevistar dez diferentes espíritos. Por não ter mediunidade avançada, ele o fez por intermédio de três jovens: Ruth Japhet, de 20 anos, e as irmãs Julie e Caroline Baudin, de 14 e 16 anos, respectivamente.

As Mesas Girantes e o Espiritismo: qual a relação? As Mesas Girantes e o Espiritismo estão ligados porque elas foram o ponto de partida para a Doutrina Espírita. Foi em uma reunião desse tipo, porém séria e não para diversão, que o Professor Rivail teve o primeiro contato com os Espíritos desencarnados.

No século 19, um fenômeno agitou a Europa: as mesas girantes.

O objetivo de Kardec era naturalizar o domínio espiritual, fazendo dele um objeto de investigação racional e empírica para identificar as leis naturais que regeriam as supostas relações entre espíritos desencarnados e a humanidade encarnada.

Diz: “Nós somos também animais, e o magnetismo animal é muito importante em nossa vida, pois, a espiritualidade faz parte, também, de todos nós.” E mais: “Nós possuímos um campo energético, e temos que ter a capacidade de cuidar dele”.

Como casa de recuperação espiritual, o Centro Espírita auxilia nos na cura de nossas deficiências e fraquezas espirituais, medicando nos com a oportunidade do trabalho junto ao próximo através da assistência social, dos passes, das reuniões mediúnicas e de estudo, cumprindo nos assim tudo fazer pelo sucesso de suas ...

Allan Kardec educador
Em 1828, junto com sua esposa Amélie Gabrielle Boudet, fundou um grande estabelecimento de ensino e passou a lecionar. Em 1830, alugou uma casa na Rua de Sèvres, onde oferecia palestras e cursos gratuitos de Química, Física, Anatomia Comparada, Astronomia etc.

Ao desencarnar rompem-se os três plexos (cerebral, solar e funcional) e o espírito, juntamente com o perispírito, se desliga do corpo físico. O desencarnado entra numa outra frequência, diferente da frequência da matéria, e é transportado para um outro local.

o Espiritismo

Em seus estudos, ele afirma que Kardec posiciona o Espiritismo numa posição de ponte entre a Filosofia, a Ciência e a Religião: Como se viu, em suas relações com a ciência, a filosofia e a religião, o espiritismo se coloca como um entre-lugar – um espaço de encontro e reapropriação.

O crescimento da doutrina espírita no Brasil ganhou novo fôlego, principalmente com o surgimento de uma figura emblemática dessa religião: o médium Francisco Cândido Xavier, o Chico Xavier. Por meio de suas obras psicografadas, passou a popularizar ainda mais o espiritismo.

Allan Kardec

Há 215 anos, nascia Allan Kardec, o pai do espiritismo.