Por que eu não tenho vontade de fazer nada?

Perguntado por: upeixoto . Última atualização: 20 de agosto de 2023
4.9 / 5 11 votos

Quando acontece como uma situação temporária, o desânimo pode simplesmente ser uma resposta do corpo e da mente a alguma atividade cansativa, ou mesmo uma indicação de que seu corpo e mente precisam de descanso ou então não se habituaram a sua atual atividade.

Pratique atividades físicas. Por mais que fazer exercício físico seja a última coisa que você queira fazer quando não sente vontade de fazer nada, aqui não falamos apenas de ir à academia todos os dias, mas pensar em outras atividades leves, como caminhar na praça, que te tragam prazer e bem-estar.

Quadros de estresse, depressão, ansiedade e até mesmo algumas doenças podem engatilhar sentimentos de insatisfação com a vida. Falta de interesse em socialização e a sensação de que as coisas não valem mais a pena também são indícios de alterações psiquiátricas.

Negação, raiva, barganha, depressão e aceitação: as fases do luto - Psiquiatria Paulista.

O início da depressão pode ser muito variado, dependendo da personalidade, temperamento, eventos que desencadeiam a doença, gênero e idade de cada pessoa. Os sinais frequentes mais comuns são: tristeza, falta de vontade, interesse e pensamento de ruína.

A origem da clinomania, vem na maior parte das vezes, como efeito de algum cansaço psicológico, causado por: pessoas que tem depressão; as que tomam medicamentos fortes de uso continuado; ou as que estão fazendo algum tratamento para combater doenças mais graves.

A principal diferença entre a preguiça e a depressão é que a última não lhe dá alternativas. No caso da preguiça, podemos nos deixar levar ou não. Somos capazes de vencer a preguiça com força de vontade.

Afinal, o que causa o desânimo? Às vezes é difícil apontar a causa do nosso desânimo. Mesmo sabendo que existem motivos concretos e que podem ser reconhecidos facilmente – problemas familiares, dificuldades financeiras ou notas baixas na faculdade, por exemplo –, na maioria das vezes esse sentimento surge “do nada”.

Anedonia: o termo clínico para a perda de interesse
Por fim, é pertinente mencionar que a perda de interesse pode ser um sintoma característico de vários distúrbios psicológicos, como depressão ou esquizofrenia.

A principal estratégia para vencer a depressão profunda é buscar o tratamento completo, que é: psicoterapia com psicólogo, uso de medicamentos com ajuda de um psiquiatra e mudança de hábitos. Se você quer se recuperar da depressão, é importante que você use todas as ajudas disponíveis.

A depressão ansiosa é um tipo de depressão que une sintomas de tristeza e preocupação, potencializando a depressão.