Como encontrar a alegria de viver?

Perguntado por: iornelas . Última atualização: 2 de julho de 2023
4.6 / 5 2 votos

10 Lições Para Ter Alegria de Viver Todos os Dias

  1. 1 – Faça Algo Por Si Mesmo Todos os Dias. ...
  2. 2 – Passe o Bem Adiante. ...
  3. 3 – Acolha o Seu Estado Atual. ...
  4. 4 – Escolha Bem as Pessoas Com as Quais Irá Compartilhar Momentos. ...
  5. 5 – Pratique Esportes. ...
  6. 6 – Evite Guardar Sentimentos Ruins. ...
  7. 7 – Tenha a Saúde Como uma Prioridade. ...
  8. 8 – Tome Sol.

Eis o que fazer.

  1. Escreva um diário da alegria. “Na confusão do dia a dia, podemos esquecermo-nos daquilo que nos traz alegria, por isso, anote sempre que sorri e ri e o que está a fazer no momento. ...
  2. Dê cor à sua vida. ...
  3. Traga a brincadeira para a sua rotina. ...
  4. Leve a Natureza até si. ...
  5. Faça uma lista de alegria.

Não é preciso tentar fazer tudo de uma só vez; pare um pouco e reflita sobre o que é urgente e o que pode esperar. Encontre um tempo para dedicar a si mesmo, para aproveitar o que você mais gosta, quer seja passear à luz do luar, comer alguma coisa com seus amigos ou familiares, jantar com seu namorado.

Quando somos capazes de encontrar alegria nas pequenas coisas da vida, como um sorriso de um amigo ou um momento de paz e tranquilidade, somos capazes de enfrentar melhor os desafios e dificuldades da vida. Além disso, a alegria de viver pode ter um impacto positivo em nossa saúde mental e física.

Essa alteração costuma ser comum em pessoas com depressão ou outras doenças psiquiátricas como transtorno de ansiedade, esquizofrenia, hipotireoidismo, dependência química ou demência. Além da perda significativa de sentir prazer em atividades das quais gostava, a pessoa se sente emocionalmente “vazia”.

Viver no automático e a perda da alegria de fazer as coisas que antes causavam prazer podem ser indicativos de um quadro depressivo. É importante a ajuda de profissionais da saúde mental: Psicólogo, Neurologista, Psiquiatra, para uma avaliação e encaminhamentos.

Endorfina: o hormônio da felicidade
Todos eles têm ligação com a felicidade, pois todos funcionam para garantir o bem-estar. Mas, a endorfina é a principal. Para entender melhor tudo isso, vamos explicar o que é a endorfina. A hipófise produz endorfina e depois a libera para alcançar todo corpo através do sangue.

Alguns hábitos simples podem ser decisivos e como a alegria está ligada a uma condição de estar e a felicidade mais ao ser, então, é preciso exercitar práticas de ser grato, de agradecer, de se doar, de servir as pessoas, de sorrir, de fazer atividade física, de se amar, de abraçar, de olhar nos olhos, de validar as ...

Seja tirar alguns minutos para mergulhar em um bom livro, escrever as coisas pelas quais você é grato, passar tempo ao ar livre ou se exercitar, existem várias pesquisas feitas por psicólogos que sugerem que certas atividades podem melhorar nosso humor.

O que falta é a própria falta.
Falta o desejo que reverbera e orienta atitudes, ações e persistência. Por isso, sim, é possível que você se sinta infeliz, mesmo que todas as condições de sua existência pareçam indicar que não há razões para tal prostração.

Quando não temos motivos e mesmo assim estamos tristes, estamos falando de depressão. Pelo que consta nos seus relatos, você não tem motivo que justifique o desânimo que está sentindo. Para obter um diagnóstico preciso, é necessário que se consulte com um psiquiatra.

Para uma pessoa, uma vida plena pode estar ligada a ser dona do próprio negócio, ter uma família com cônjuge e filhos, autoestima elevada, rotina equilibrada. Já outra, talvez prefira não ter nenhum tipo de compromisso amoroso, ter bons amigos, um emprego estável e se sentir plena assim.