Como identificar um sociopata narcisista?

Perguntado por: imuniz . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.7 / 5 2 votos

Quais são as características de um sociopata?

  1. Manipulação e mentiras;
  2. Falta de empatia e de culpa;
  3. Comportamentos de risco e irresponsáveis;
  4. Dificuldades para manter relacionamentos;
  5. Narcisismo e autoconfiança desconectados da realidade;
  6. Ausência de medo;
  7. Entre outros.

Quando uma pessoa não demonstra empatia ou remorso e parece estar sempre cheia de si, normalmente ela é julgada como sociopata ou narcisista. Embora a sociopatia e o narcisismo compartilharem algumas semelhanças, os dois são distúrbios psicológicos distintos.

Egocentrismo
Uma das características marcantes de um sociopata é a percepção exagerada que ele tem de si mesmo. Ele costuma ser narcisista e tem um enorme sentimento de merecimento, além de se julgar a melhor pessoa do mundo. Quem sofre com o transtorno também não costuma ligar para críticas e ama falar sobre si mesmo.

Costumam cobrar muito dos outros, mas não querem dar nada de si. Literalmente a relação com um psicopata/sociopata é uma forma que eles encontram para ter o que querem e precisam para satisfazerem seus desejos. Costumam a se frustrar com facilidade e tem necessidade por emoção a flor da pele.

Impaciência. Ao contrário do que se pensa, os sociopatas não costumam ser muito pacientes. Eles se irritam com coisas pequenas do cotidiano e expressam a sua raiva e indignação com exuberância. Alguns indivíduos podem até reagir de forma violenta e agressiva para expressar a sua frustração.

Isso significa que o psicopata odeia quando alguém temporariamente o engana ou o derrota, ou usa sua própria grandiosidade e ego contra ele. Ele é um indivíduo muito competitivo, que gosta de dominar e ser o vencedor o tempo todo, independentemente de como está tratando os outros.

Os sociopatas conseguem facilmente descobrir os pontos fracos das pessoas e os usar a seu favor para conseguir manipular o outro a fazer o que eles querem e alcançar os seus objetivos. Fingir sentimentos como alegria, tristeza, culpa e empatia, fazem parte do processo de manipulação dos sociopatas.

Quando contrariado ou criticado, demonstra irritação e nervosismo, pois infere que sempre está certo. Por conta de sua natureza diferenciada, a pessoa com transtorno narcisista de personalidade procura associar-se com indivíduos, que na sua visão, desfrutam da mesma condição que a sua.

Tem uma visão completamente irreal das próprias habilidades. Esse tipo de pessoa pensa ser melhor do que todo mundo, mesmo que seja mentira. Além do mais, passam muito tempo encarando o espelho, ao invés de observar o mundo ao redor. O sociopata, em geral, não liga para o que os outros têm a dizer.

Quais são as características de um sociopata?

  1. Manipulação e mentiras;
  2. Falta de empatia e de culpa;
  3. Comportamentos de risco e irresponsáveis;
  4. Dificuldades para manter relacionamentos;
  5. Narcisismo e autoconfiança desconectados da realidade;
  6. Ausência de medo;
  7. Entre outros.

Sim, a sociopatia se apresenta em níveis digamos assim, e é possível sentir ansiedade, medo, insegurança e outros sentimentos.

A sociopatia faz o indivíduo adotar um comportamento impulsivo, em que o próprio prazer vem sempre em primeiro lugar. Para quem tem o transtorno não faz sentido lutar por algo se não houver prazer ou poder como recompensa. Eles sempre buscam isso e passam por cima de pessoas se for necessário.

No entanto, os sociopatas quando são desmascarados acreditam que tudo foi um grande engano ou uma injusta perseguição contra sua pessoa.

Aqui estão os cinco principais tipos de sociopatia:

  1. Dificuldade em sentir empatia. ...
  2. Manipuladores e mentirosos compulsivos. ...
  3. Falso encanto. ...
  4. Extremamente impulsivos. ...
  5. Extremamente egocêntricos.

Quais os níveis de sociopatia? Grau leve – é o tipo mais comum da condição mental. Também conhecido como psicopata comunitário, apresenta os traços de personalidade característicos em um nível mais brando e está menos propenso a cometer crimes.