Quais são os 7 pecados capitais da Bíblia?

Perguntado por: erodrigues . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.4 / 5 18 votos

São elas: avareza, gula, inveja, ira, luxúria, preguiça e soberba. Os pecados podem ser vistos como a contraparte das virtudes, qualidades que constituem bons indivíduos, como humildade, generosidade, empatia etc.

Cada um era dedicado a um pecado, e quanto mais baixo mais graves eram. Os pecados eram: Orgulho, Avareza, Luxúria, Inveja, Gula, Ira, Preguiça, Heresia e Mentira.

Os pecados capitais surgiram no século IV, numa lista elaborada pelo monge grego Evágrio Pôntico (345-399). O objetivo desse monge ao criar uma lista de pecados era fazer um levantamento dos principais vícios que atrapalham uma rotina voltada ao exercício espiritual (ascese).

Apesar de muito popular na cultura cristã, os sete pecados capitais não estão na Bíblia. Na verdade, essa listagem foi criada pela igreja católica, na antiguidade, como uma forma de explicar o que era pecado e as suas consequências.

Soberba

1. Soberba. A soberba pode ser definida como orgulho excessivo. É a tendência de se considerar melhor do que as outras pessoas.

Todo aquele que tiver falado contra o Filho do Homem obterá perdão, mas aquele que tiver blasfemado contra o Espírito Santo não alcançará perdão.

Nesta passagem do livro de Provérbios, Deus mostra que alguns são mais graves que outros. Os pecados capitais são: orgulho, inveja, ira, preguiça, avareza, glutonaria e sensualidade.

Gula, avareza, luxúria, ira, inveja, preguiça e soberba.

Já na categoria de pecado mortal, estão as faltas mais graves, cometidas de forma livre e consciente, que infringem os mandamentos da Lei de Deus e resultam na perda do estado da graça. Para reverter essa situação, devemos recorrer ao sacramento da confissão.

De dia, o mais forte dos Sete Pecados Capitais. Após aprender a controlar os próprios poderes, com a ajuda do próprio Meliodas, Escanor se tornou não só um ser humano extremamente poderoso como também, ao que tudo indica, uma das criaturas mais fortes em todo o universo de Nanatsu no Taizai.

Segundo o catolicismo, a luxúria é um dos sete pecados capitais, porque indica uma atitude de amor aos prazeres da carne e a comportamento sexuais exagerados e muitas vezes promíscuos. Quem vive uma vida de luxúria é classificado como luxurioso ou lascivo.

Na Religião
Uma pessoa avarenta, acha que tudo e todos querem seus valores materiais ou financeiros, nada é verdadeiro tudo é interesse em suas posses. No Cristianismo, a palavra avareza significa ganância, sendo a ganância um dos sete pecados capitais. A sovinice, pode ser incluída como parte desse pecado.

Considerado um pecado capital, a gula é o desejo insaciável em comer e beber além do necessário e a toda hora. O Padre Cleberson Evangelista, ao falar do pecado da gula, cita Filipenses 3:19, “Cujo fim é a perdição; cujo Deus é o ventre; e cuja glória é para confusão deles, que só pensam nas coisas terrenas”.