Por que eu não consigo relaxar?

Perguntado por: agentil . Última atualização: 12 de julho de 2023
4.8 / 5 14 votos

Não conseguir relaxar, ainda que haja oportunidade para isso, pode ser um sintoma de estresse ou ansiedade, que pode requerer atenção e mesmo auxílio profissional.

Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG)
A pessoa não consegue relaxar, pois apresenta preocupação excessiva com a vida e em relação a tudo que envolve sua rotina: estudos, vida profissional, condições de saúde e segurança dos amigos e familiares.

A seguir, você confere algumas alternativas de como relaxar e ter mais bem-estar.

  1. Relaxar é preciso. ...
  2. Dicas para relaxar e ter mais equilíbrio. ...
  3. 1 – Faça exercícios de respiração. ...
  4. 2 – Pratique yoga e meditação. ...
  5. 3 – Busque playlist de relaxamento. ...
  6. 4 – Escolha um momento para não fazer nada.

6 dicas para acalmar a mente e ter um sono profundo

  1. Tenha uma rotina de sono. ...
  2. Tome um banho quente e relaxante. ...
  3. Respire profundamente. ...
  4. Medite antes de dormir. ...
  5. Anote as tarefas do dia seguinte. ...
  6. Escreva as preocupações.

Tipos de ansiedade: conheça 6 tipos

  1. Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG) Esse é o tipo mais comum e frequente de ansiedade. ...
  2. Fobia social. ...
  3. Síndrome do Pânico. ...
  4. Agorafobia. ...
  5. Transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) ...
  6. Estresse pós-traumático.

O transtorno de ansiedade generalizada (TAG) é caracterizado pela ansiedade excessiva e preocupação exagerada com os eventos da vida cotidiana sem motivos óbvios.

Melissa ou cidreira: calmante, sedativa e relaxante, a cidreira é uma excelente aliada para acalmar e melhorar o foco ao mesmo tempo.

Quando esses sentimentos tomam dimensões desproporcionais e a mente não se desliga ao dormir, apresenta-se o quadro de ansiedade noturna. O estresse acumulado durante o dia, assim como as preocupações constantes, são fatores que interferem diretamente na qualidade do sono, causando esse transtorno.

Depressão, estresse, síndrome do pânico e nomofobia (medo de ficar sem celular) são outros exemplos de situações que ocorrem com muito mais frequência nas últimas décadas. Especialistas dizem que a síndrome do pensamento acelerado não é uma doença, mas sim um sintoma vinculado a um quadro de transtorno de ansiedade.

Não consegue dormir? Veja 4 dicas para 'desligar' o cérebro

  1. Relaxe a mente antes de se deitar. Estamos tão ocupados ultimamente que não há horas suficientes no dia para se fazer tudo. ...
  2. Não se preocupe na cama. ...
  3. Concentre-se em imagens mentais. ...
  4. Separe a preocupação produtiva da improdutiva.

Alongar o corpo é uma excelente maneira de relaxar a mente. Alguns alongamentos, por serem fáceis e simples de serem feitos, podem ser realizados até mesmo no trabalho, durante a hora do almoço ou em uma pausa das atividades.

Quem sofre com transtornos de ansiedade geralmente se vê tomado por pensamentos negativos que invadem a mente sem aviso. "Pessoas com transtornos de ansiedade são pessimistas. Elas acreditam que algo ruim está prestes a acontecer, mesmo que não haja nenhuma evidência que aponte para isso.

O teste realiza algumas perguntas e a pessoa que responde precisa se identificar com as questões apontadas para obter um resultado positivo. O teste de escala de ansiedade de Beck possui um indicativo de qual é o grau de ansiedade que você possui no momento, que pode ser dividido em: leve, moderado ou severo.

A ansiedade é uma reação natural do corpo relacionada à preocupação e ao medo. Ela pode se tornar uma condição psicológica quando torna-se um excesso e passa a atrapalhar atividades rotineiras. Com isso, pode-se desencadear um transtorno que leva às crises com sintomas mentais e físicos.