Quais os vermes que a ivermectina combate?

Perguntado por: hsantos . Última atualização: 12 de julho de 2023
4.1 / 5 2 votos

Estudos demonstram que a ivermectina funciona no tratamento das seguintes infecções:

  • Estrongiloidíase intestinal: causada por um parasita denominado Strongyloides stercoralis.
  • Oncocercose: causada por um parasita denominado Onchocerca volvulus.
  • Filariose (elefantíase): causada pelo parasita Wuchereria bancrofti.

Observou-se que ovinos tratados com albendazol apresentaram redução significativa de RCOF (81,92%) a partir do 7º dia pós-tratamento, chegando a 100% de redução com 21 dias. Já no grupo tratado com ivermectina, o controle começa a ser efetivo somente com 14 dias (49,81%), porém também com redução de 100% no 21º dia.

Em campanhas de distribuição em massa, inseridas em programas de tratamento internacional, o intervalo entre doses usado de forma mais comum foi de doze meses. No tratamento individual de pacientes, pode-se reconsiderar uma nova dosagem em intervalos de três meses.

Em quanto tempo a Ivermectina faz efeito no organismo? O período que o medicamento leva para dar resultado pode variar de acordo com o problema a ser tratado. Por exemplo, contra piolhos, lêndeas e sarna, o efeito total ocorre em torno de dois dias.

Verificação
Disponível no bulário eletrônico da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a bula da ivermectina recomenda a ingestão de uma dose única do medicamento para tratar doenças causadas por vermes ou parasitas.

Quais medicamentos combatem os vermes?

  • Anitta (nitazoxamida);
  • Albendazol;
  • Mebendazol;
  • Praziquantel;
  • Metronidazol;
  • Ivermectina;
  • Secnidazol.

Como tomar ivermectina? Os comprimidos de ivermectina devem ser ingeridos com água. Em geral, uma dose única do medicamento é suficiente para a eliminação de parasitas. A necessidade, ou não, de repetir o tratamento dependerá de avaliação médica e/ou realização de testes laboratoriais.

Qual o modo de usar a Ivermectina? Para evitar reações como náuseas, vômitos e diarréias, o indicado é fazer uso da Ivermectina de estômago vazio, cerca de 2 horas após uma refeição.

Annita® age contra vermes por meio da inibição de uma enzima indispensável à vida do parasita.

Em geral, uma dose única do medicamento é suficiente para a eliminação de vermes e parasitas. A necessidade, ou não, de repetir o tratamento dependerá de avaliação médica e/ou realização de testes laboratoriais.

A ivermectina é um medicamento que atua contra várias espécies de parasitas e vermes. Sua ação se dá por meio da paralisação da musculatura de vermes e parasitas, ocasionando a morte e eliminação desses do seu corpo.

Pela bula do medicamento, a ivermectina é usada para tratar verminoses. As reações adversas são diarreia, náusea, perda ou diminuição da força física, dor abdominal, anorexia, constipação, vômito, tontura, sonolência, vertigem, tremor e, em alguns casos, urticária.