Quais doenças podem ser detectadas no exame de fezes?

Perguntado por: abernardes . Última atualização: 12 de julho de 2023
4.5 / 5 19 votos

O exame parasitológico de fezes é essencial para detectar infecções como as parasitoses (verminoses). Existem outros tipos de exame de fezes, com outras finalidades, como a identificação de gordura, sangue, bactérias, vírus que indicam a existência de outras infecções ou disfunções intestinais.

Mas também fazem parte da lista amiloidose, doença de Whipple, doença celíaca, fibrose cística, enterite, diverticulose, linfoma, doença hepatobiliar, doença pancreática, intolerância à lactose e até predisposição à hipertensão e diabetes.

Positivo significa que foi identificada a presença de sangue oculto nas fezes. Neste caso, o próximo passo geralmente é a colonoscopia, que serve para identificar a causa do sangramento e orientar o tratamento adequado.

Os exames laboratoriais para intestino são: Coprocultura: exame bacteriológico das fezes para diagnosticar infecções bacterianas; Sangue oculto: exame que avalia se há sangue nas fezes, sintoma que pode ser indicativo de diversas doenças como úlceras, colite, câncer, entre outros.

O que é? Consiste no exame de fezes realizado através de diversos métodos, com a finalidade de verificar a presença ou ausência de parasitas. Os parasitas são normalmente encontrados nas formas de ovo, larva, oocisto, cisto ou trofozoíto em amostras de fezes de animais domésticos e silvestres.

Coprocultura ou cultura de fezes
Esse exame pode ser chamado por esses dois nomes e é usado para descobrir se existem bactérias no seu cocô. Normalmente, essa avaliação é solicitada pelo médico quando existe um quadro de gastroenterite (inflamação ou irritação do tubo intestinal).

Diagnóstico: pode ser feito através do rastreamento que inclui exames como a pesquisa de sangue oculto nas fezes, a colonografia e a colonoscopia. O rastreamento está indicado para toda a população a partir dos 45 anos ou mais precocemente em pessoas com parentes de primeiro grau com história de câncer de intestino.

Sinais de alerta. As alterações na cor e consistência das fezes não devem ser menosprezadas, sobretudo quando acompanhadas de outros sintomas como a perda de peso ou dores abdominais. O odor também pode indiciar a presença de tumores, sangue ou gordura.

1 – Sangue nas fezes
Caso o tumor esteja localizado nas porções mais próximas do ânus ou no reto, é possível, ainda, ocorrer sangramento vermelho vivo que pode ser visto direto no vaso sanitário, misturado às fezes ou no papel higiênico.

O resultado positivo para sangue oculto nas fezes indica a presença de fragmentos sanguíneos no trato gastrointestinal do paciente e, por isso, é indicado fazer uma colonoscopia ou endoscopia para identificar a causa do sangramento e iniciar um tratamento.

Entre os sinais mais comuns estão:

  1. Vômitos;
  2. Dores e cólicas abdominais;
  3. Febre;
  4. Diarreia, em alguns casos com sangue;
  5. Dor de cabeça;
  6. Excesso de gases;
  7. Perda de apetite.​