Por que escrever poesia?

Perguntado por: laragao6 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 20 votos

A poesia é um meio privilegiado para despertar o amor pela língua materna. A rima, o ritmo e a sonoridade permitem a descoberta da linguagem escrita. Um poema permite que se lancem múltiplas leituras sobre ele, pois não é um texto de compreensão e significação estanques, únicas.

É elaborado para despertar sensações no leitor através de brincadeiras sonoras ou visuais com as palavras. A leitura de um poema, além de ser uma fonte de informação, é realizada pelo prazer de refletir e descobrir as ideias e sentimentos dos autores e perceber as emoções que provocam no leitor.

A poesia acalma e ao mesmo tempo nos instiga à sua interpretação. Ler poesia pode ser mais eficaz em tratamentos do que os livros de auto-ajuda, segundo um estudo da Universidade de Liverpool. Isto acontece por que a leitura da poesia afeta o lado direito do cérebro, onde são armazenadas as lembranças autobiográficas.

A poesia é, então, uma excelente ferramenta para ajudar o ensino de habilidades importantes para o desenvolvimento infantil, como criatividade, inteligência emocional, fala e escuta. Nas escolas ela se torna ainda mais importante, pois pode ser o único espaço em que as crianças têm contato com ela.

Poema é um texto literário composto de versos, estrofes e, por vezes, rima. Já a poesia é uma manifestação artística que pode ou não estar baseada em palavras como o poema. Assim, a poesia é um conceito mais amplo que pode envolver pinturas, esculturas, literatura, etc.

A poesia apresenta a subjetividade do eu lírico e é marcada pela conotação. Poesia é um conteúdo plurissignificativo, já poema é um tipo de estrutura textual. A poesia pode ser escrita em versos ou em forma de prosa. O poema pode ser lírico (conteúdo poético) ou narrativo (conta uma história).

A importância da poesia na escola está na sua ação formadora, pois ela representa uma forma que ajudará a ampliar o domínio da linguagem e capacita o leitor na construção do conhecimento. Assim, o texto poético possibilita ao indivíduo conhecer a si mesmo e ao outro e ainda o mundo que está a sua volta.

Benefícios de aprender poemas

  • Facilita a aprendizagem da leitura.
  • Habilidades de memória.
  • Desenvolvimento cognitivo.
  • Aumento do vocabulário.
  • Capacidade de relaxamento.
  • Imaginação.

A habilidade EF35LP27 consiste em: Ler e compreender, com certa autonomia, textos em versos, explorando rimas, sons e jogos de palavras, imagens poéticas (sentidos figurados) e recursos visuais e sonoros.

A história da poesia é anterior à história da escrita, aparecendo nos primeiros registros da maioria das culturas letradas. Essa forma de expressão foi utilizada em obras antigas, tais como os vedas indianos (1700–1200) e os Gathas de Zoroastro (1200–900 a.C.).

A Poesia é um texto poético, geralmente em verso, que faz parte do gênero literário denominado "lírico". Ela combina palavras, significados e qualidades estéticas. Nela, prevalece a estética da língua sobre o conteúdo, de forma que utiliza de diferentes dispositivos fonéticos, sintáticos e semânticos.

Estrofes simples: poema composto de versos que possuem a mesma medida. Estrofes compostas: poema que agrupa versos de medidas diferentes. Estrofes livres: poema com agrupamento de versos sem rigor métrico.