Qual tipo de estudo de um artigo?

Perguntado por: ncustodio . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.9 / 5 16 votos

Os artigos científicos mais comuns, mais encontrados na literatura quando fazemos buscas para pesquisa, são de cinco casos: Revisão Bibliográfica, Estudo de Caso, Revisão Bibliométrica, Pesquisa Ação e Survey.

São eles: série de casos, estudo de corte transversal, estudo de coorte e estudo caso-controle (FONTELLES, 2009).

Note que no topo da pirâmide estão os estudos de revisão sistemática ou metanálise. Estes estudos são a junção de vários estudos, portanto são fontes secundárias de conhecimento. Eles estão no topo da pirâmide por terem a capacidade de juntar várias conclusões e chegar a um consenso.

Os artigos científicos são redigidos e publicados conforme os resultados encontrados do objeto do projeto de pesquisa. Sendo assim, eles podem ser de revisão, experimentais ou originais, e devem seguir as normas da revista ou de outros compêndios na ocasião da publicação.

  • Observacionais.
  • Experimentais.
  • (Intervenção)
  • Analíticos.
  • Descritivos.

Assim, é possível classificar as pesquisas em três grandes grupos: - exploratórias; - descritivas; e/ou, - explicativas. Nas atividades exploratórias concentram-se as importantes descobertas científicas, muitas originadas pelo acaso quando da constatação de fenômenos ocorridos durante experimentos.

Tipos de pesquisa – As abordagens metodológicas que podem ser utilizadas em pesquisas científicas se dividem em três tipos: quantitativa, qualitativa e quanti-qualitativa. Segundo a professora, cada uma dessas abordagens, apresenta uma espécie de “radiografia” do que se busca.

A metodologia pode aparecer em um capítulo específico (dedicado exclusivamente a ela) ou como parte da introdução do trabalho. O ideal, portanto, é que você consulte as normas da instituição de ensino ou do evento onde você irá submeter o trabalho científico.

Uma metodologia é uma descrição detalhada de um processo de pesquisa que você escolhe para conduzir sua pesquisa como técnico, cientista ou pesquisador. Em outras palavras, é uma estrutura contextual que apresenta um caminho lógico para responder a perguntas que você levanta no início de sua tese ou artigo.

Um estudo de coorte é um estudo observacional no qual os indivíduos são classificados (ou selecionados) segundo o status de exposição (expostos e não expostos), sendo se- guidos para avaliar a incidência da doença em determinado período de tempo2.