Quantos versos há em cada estrofe?

Perguntado por: nnovais8 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 8 votos

Classificação das estrofes

Número de versosEstrofe
2Dístico
3Terceto
4Quarteto
5Quinteto/Quintilha

Cada um dos blocos de versos é chamado de estrofe. No poema mencionado como exemplo inicial, percebemos dois blocos de quatro linhas mais dois blocos de três linhas, ou seja, são quatro estrofes: duas com quatro versos, duas com três versos.

São linhas de um poema
O verso é composto por uma oração em uma composição poética. É o elemento que define a poesia, em oposição à prosa. O grupo de vários versos com sentido completo é denominado de estrofe.

Quando os versos de um poema agrupam-se em dois ou mais, de forma rítmica, temos a formação de uma estrofe. Em (1), por exemplo, há o agrupamento de dois versos por estrofe. Já em (2), podemos perceber que as duas primeiras estrofes são compostas por quatro versos, e as duas últimas são compostas por três versos.

Haicai: poema de uma única estrofe com três versos: dois pentassilábicos e o segundo heptassilábico.

O que é verso e estrofe? Na poesia e na Literatura, o verso representa cada linha de uma poesia, correspondendo a uma frase única. Por sua vez, a estrofe corresponde ao conjunto de versos, de modo que o número desses pode variar de estrofe para estrofe.

Monóstico: estrofe formada por um verso. Dístico ou Parelha: estrofe formada por dois versos. Terceto ou Trístico: estrofe formada por três versos.

Soneto é uma estrutura literária de forma fixa composta por catorze versos, dos quais dois são quartetos (conjunto de quatro versos) e dois tercetos (conjunto de três versos).

O poema é composto por 62 versos distribuídos em seis estrofes de 12, 15, 9, 8, 9, 9 versos respectivamente.

a) Estrofes simples: são aquelas formadas por versos de uma só medida. o/lhai/ com/ quem/, e/ sem/ quem/. Observe acima a marcação das sete sílabas poéticas. b) Estrofes compostas: são aquelas que combinam versos maiores com menores.

Resposta verificada por especialistas
Os poemas de maneira geral não possuem por obrigatoriedade o mesmo número de versos em cada uma das estrofes. Isso acontece porque não se trata de uma regra a métrica dos versos nas estrofes.

Como os demais poemas reunidos em Serial, “O relógio” é regido pelo signo do 4. São quatro partes numeradas, cada uma com seis estrofes de quatro versos.

Na obra poética, a estrofe é classificada de acordo com as características e a quantidade de versos que engloba. Por isso, podem ser: Simples: estrofes que agrupam versos com dimensões idênticas, ou seja, regulares. Ex: poema com 2 ou 4 versos, sendo que cada linha pode apresentar seis sílabas poéticas (hexassílabos).

A estrutura de um poema é composta por versos e estrofes, sendo a rima opcional. O verso está representado em cada linha separada de um poema.

São elas: Soneto: um poema composto por duas quadras (estrofes de quatro versos) e dois tercetos ( estrofes de três versos). Balada: um poema composto por três oitavas (estrofes de oito versos) e uma quadra (estrofe de quatro versos).

As principais características dos poemas. Os principais elementos que compõem um poema são o verso, a métrica, a estrofe, a rima e o ritmo.