Quais são os três tipos de poesia?

Perguntado por: emendes . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 14 votos

Poesia Lírica: pode ser traduzida como a maneira de expressar sentimentos por meio da palavra falada ou escrita. Poesia Épica: é marcada pela objetividade, onde são narrados os fatos considerados importantes para o poeta. Poesia Dramática: tem como característica a subjetividade e objetividade, com a opinião do poeta.

Os tipos de poesia são: elegia, écloga, ode, epitalâmio, sátira e madrigal.

Tipos de poema
Poema épico (ou narrativo) está centrado em figuras míticas ou heroicas, por exemplo, as fábulas; Poemas dramáticos são aqueles escritos para serem encenados, por exemplo, as tragédias; Poemas líricos descrevem os sentimentos e pensamentos do poeta, por exemplo, os sonetos.

Poema é um texto literário composto de versos, estrofes e, por vezes, rima. Já a poesia é uma manifestação artística que pode ou não estar baseada em palavras como o poema. Assim, a poesia é um conceito mais amplo que pode envolver pinturas, esculturas, literatura, etc.

O poema é um gênero textual que pode ser escrito conforme rígidas normas — os poemas de forma fixa — ou em versos livres, nos quais mais valem as imagens do que a métrica. Afinal, o que é o poema? A poesia, como expressão da arte, pode ser definida? O poema é um gênero textual relacionado com os gêneros literários.

Versos, rimas e estrofes são encontrados principalmente na estrutura de textos poéticos. São esses elementos que diferenciam a poesia dos textos em prosa, que são constituídos por parágrafos.

Recursos da linguagem poética, rima, ritmo, métrica, sonoridade e musicalidade. Métrica, ritmo e rima são alguns dos recursos inerentes à linguagem poética.

O que é poesia:
É qualquer forma de arte que inspira e encanta, que é sublime e bela. Existem determinados elementos formais que caracterizam um texto poético - como por exemplo, o ritmo, os versos e as estrofes - e que definem a métrica de uma poesia.

Poesia lírica
É um gênero de poesia que surgiu na Grécia Antiga, recitada em forma de canto e, normalmente, acompanhada pela sonoridade de algum instrumento musical, como a flauta ou a lira. O nome “lírica” (do latim lyricu) se originou a partir deste último.

A principal diferença entre prosa e a poesia é que a prosa é um texto escrito de forma corrida, enquanto uma poesia é um texto estruturado em versos. Ou seja, a prosa narra os acontecimentos dividindo suas frases em parágrafos, enquanto a poesia utiliza a estrutura de versos.

A estrutura de um poema é composta por versos e estrofes, sendo a rima opcional. O verso está representado em cada linha separada de um poema.

Diferenças entre poema e poesia
O poema é uma estrutura, isto é, um texto escrito em forma de versos, com metrificação ou não, com rimas ou não. Assim, opõe-se à prosa, que é a não utilização de versos na escrita de um texto. Já a poesia é o conteúdo, caracterizado pela plurissignificação, ambiguidade e estranheza.

Os gêneros literários são: narrativo (contação de histórias), lírico (expressão subjetiva de ideias e emoções) e dramático (instruções para a encenação teatral). A literatura pode ser narrativa, poética ou teatral. Os gêneros literários são três: narrativo ou épico, lírico e dramático.

Poetisa, jornalista, pintora, musicista e professora. Não o bastante, ainda é considerada a maior poeta de todos os tempos, do Brasil. É claro que você já sabe que estamos falando de Cecília Benevides de Carvalho Meireles, não é mesmo?