Por que enredo se escreve com um R?

Perguntado por: aourique . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.6 / 5 9 votos

Usamos apenas um R entre uma vogal e uma consoante. Exemplo: genro – enredo – enrolar. Entre vogais usamos RR quando o som é forte. Exemplo: carro – ferradura – carroça.

Significado de Enredo
substantivo masculino Sequência dos principais acontecimentos e ações de uma narrativa, romance, drama, filme, conto etc.; trama: o enredo do livro é um crime passional.

QUANDO A LETRA R APARECE EM INÍCIO DE SÍLABA, ENTRE VOGAIS, ELA REPRESENTA UM SOM FRACO, BRANDO. QUANDO A LETRA R APARECE NO INÍCIO DE UMA PALAVRA, ELA REPRESENTA UM SOM FORTE. USAMOS RR NO MEIO DAS PALAVRAS, ENTRE DUAS VOGAIS, PARA REPRESENTAR O SOM FORTE DE R INICIAL.

Quando a pronúncia de uma palavra requer um som “r” forte e prolongado em algum lugar no meio da palavra, e este está entre duas vogais, torna-se necessário duplicar a consonante, formando uma palavra com rr.

a) O erre simples (r) representa o som [R] (consoante vibrante velar) em início de palavra (ex.: rasar, régua, rua), a seguir a uma vogal nasal (ex.: Henrique, honra, tenro), ou em início de sílaba a seguir a uma consoante (ex.: israelita, melro).

Sucessão de acontecimentos: 1 trama, intriga, argumento, entrecho, ação, história, teia, urdidura, novelo, novela, romance, nó, script, tecedura, malha, malhada.

Mais especificamente, espera-se em português, que o R- forte ocorra após consoantes em final de sílaba (cf. desrespeito, genro, melro). Em variedades do português em que o /l/ se vocaliza em final de sílaba, tanto o R-forte quanto o r-fraco (ou tepe) podem ser observados: gue[wR]a ou gue[w]a.

re- [do latim]: prefixo que exprime a ideia de repetição, intensidade, reciprocidade e movimento para trás", embora "reator", por exemplo, tenha vindo através do inglês ou francês. portanto, "reencarnar", "reescrever" e todas as palavras que encontrei dicionarizadas (ver também aqui) não contém o hífen após o "re".

A duplicação no meio da palavra promove uma expressão sonora mais forte e evidente, mas também prolongado. Portanto, as consoantes dobradas nas palavras visam garantir a tonicidade dos termos.

Exemplos de palavras com R fraco:

  • Caro;
  • Coração;
  • Padaria;
  • Casamenteira;
  • Carinho.

No meio: torta, porta, borboleta, porteiro, dormitório, corte, corpo, porco,... No fim: horror, amor, roedor, mercador, tremor, ralador, motor, escritor, professor, compor,...

A palavra honra deveria ser escrita com rr (“honrra), pois o r entre vogais tem som brando ( cara, barata, Pará etc.). Acontece que em português não existe nenhuma palavra com r brando após som nasalado; a língua, então, simplificou a escrita de honrra (arcaica) para honra, de genrro (arcaica) para genro etc.

O R ENTRE DUAS VOGAIS REPRESENTA O SOM FRACO. PARA REPRESENTAR O SOM FORTE NO MEIO DA PALAVRA E ENTRE DUAS VOGAIS, É PRECISO USAR RR.