Como identificar o conflito de um texto?

Perguntado por: vflores . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.1 / 5 18 votos

Conflito: trata-se do momento em que ocorre uma oposição entre os elementos da narrativa, resultando em uma tensão que organiza os fatos. O conflito instiga o leitor em relação à narrativa. Clímax: é quando a narrativa alcança a tensão máxima. É o ponto culminante do conflito.

O conflito é mais visível entre dois ou mais personagens, geralmente um protagonista e um antagonista/inimigo/vilão, mas pode ocorrer de muitas formas diferentes. Um personagem pode facilmente se encontrar em conflito com uma força natural, como um animal ou um evento climático.

Os tipos de conflito na literatura são: conflito de personagem contra personagem, conflito de personagem contra sociedade, conflito de personagem contra natureza, conflito de personagem contra tecnologia, conflito de personagem contra si mesmo e conflito de personagem contra sobrenatural.

Conceito básico de "conflito" na literatura
O conflito na literatura pode ser entendido como as diferentes motivações e situações enfrentadas pelo personagem principal ou, talvez, por mais de um personagem ao longo da narrativa.

Complicação ou conflito: parte em que ocorre o desenvolvimento do conflito, em torno do qual a história se desenrola. Clímax: é o momento mais tenso da história, e que exige uma solução. Desfecho: momento em que ocorre a resolução do conflito. É a conclusão da história.

De acordo com o dicionário Aulete, o conceito de conflito é “oposição de ideias, sentimentos ou interesses”. Em outras palavras, trata-se do choque entre forças contrárias ou opiniões divergentes. Onde há um grupo de pessoas, com certeza, em um momento ou outro, haverá conflito.

Para Chiavenato (2004), existem vários tipos de conflitos: o conflito interno e o conflito externo. O interno, ou intrapessoal, envolve dilemas de ordem pessoal; o externo envolve vários níveis, como: interpessoal, intragrupal, intergrupal, intra-organizacional e interorganizacional.

O enredo, também chamado de trama, tem sempre um núcleo, que chamamos de conflito. É esse conflito que determina o nível de tensão (expectativa) aplicado na narrativa. É no enredo que se desenrolam os acontecimentos que formam o texto (tecido).

Nesse sentido, o conflito da trama da chapeuzinho vermelho está no momento em que ela precisa atravessar o bosque para cumprir seu objetivo, que era levar pão e leite para a sua vovózinha.

Profunda falta de entendimento entre duas ou mais partes; o ato, estado ou efeito de divergirem acentuadamente ou de se oporem duas ou mais coisas” (HOUAISS, 2001).

O conflito surge quando há a necessidade de escolha entre algumas situações que podem ser consideradas incompatíveis. Todas as situações de conflito são antagônicas e perturbaram a ação ou a tomada de decisão por parte da pessoa ou de grupos.

Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa
1 Falta de entendimento grave ou oposição violenta entre duas ou mais partes. 2 Encontro violento entre dois ou mais corpos; choque, colisão. 3 por ext Discussão veemente ou acalorada; altercação.

Elementos da narrativa: quais são e como usar na prática?

  • enredo;
  • espaço;
  • tempo;
  • narrador;
  • personagens.

Elementos da narrativa

  • personagens;
  • narrador ou foco narrativo;
  • acontecimento;
  • tempo;
  • espaço;
  • modo;
  • causa;

Os tipos de narrador são o narrador personagem (em primeira pessoa), que participa da história; o narrador observador (em terceira pessoa), que apenas narra o que vê; e o narrador onisciente (também em terceira pessoa), que tem total conhecimento de personagens e fatos.