O que é um enredo linear e não linear?

Perguntado por: aconceicao . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.3 / 5 12 votos

Independente do rumo que o escritor quiser dar ao protagonista, o enredo linear segue a trajetória comum: começo, meio e fim. Já o enredo não linear é justamente o contrário, quando a narrativa inicia pelo fim, isto é, não segue uma sequência cronológica.

O enredo linear é aquele cujos fatos seguem uma sequência cronológica. Assim, é organizado da seguinte forma: Apresentação - É aqui que a história tem início, pois o leitor será apresentado aos personagens, assim como conhecerá o local e o espaço temporal da trama.

O enredo é linear quando ele apresenta, sucessivamente, os seguintes elementos: Apresentação: também conhecida como introdução. É a primeira parte da trama. Ela é dedicada a apresentar as personagens e proporcionar ao leitor noções iniciais sobre a ambientação (cenário e tempo).

O enredo é responsável por prender a atenção do(a) leitor(a) de uma narrativa. Enredo é como chamamos a trama de uma narrativa. Ele pode ser linear (os fatos são narrados de forma cronológica) ou não linear (a ordem cronológica não é respeitada).

Forma de escrita não linear, surgida e popularizada com a informática. A partir de uma palavra-chave destacada no texto, a leitura é direcionada, por meio de um link, para mais informações sobre o assunto que está sendo tratado.

Estamos habituados à narração linear, aquela que conta os fatos de acordo com sua ordem cronológica. Nesse tipo de estrutura, considerada mais simples e menos ambiciosa, a história vai sendo contada de “A a Z” sem interferência de elementos que desviem seu curso “natural”.

Um bom projeto de criação de uma história não linear obedece as seguintes etapas: Definição da mídia que irá receber o projeto (impresso, app, web, etc); definição do Plot; Elaboração do sistema do jogo através de uma árvore de escolhas (causas e consequências); elaboração aprofundada das consequências, finalização e ...

Já no enredo chamado de não linear, o narrador deixa de lado a sequência cronológica. As ações podem ser apresentadas logo de início ou os desfechos revelados ao longo da história. Há uma descontinuidade através de antecipações, retrospectivas, flashbacks (recordações) ou prévias do futuro.

Para saber se uma função é linear ou não, precisamos verificar se a equação é um polinômio de primeiro grau, ou seja, que a função deve ter a forma f ( x ) = m x + b f(x)=mx+b f(x)=mx+b quando reorganizada e a variável independente x deve ter um expoente de 1.

Um sistema de n equações e n incógnitas x1, x2, ..., xn é chamado de não-linear se uma ou mais equações é não-linear. Trazendo todos os termos diferentes de zero à esquerda de todas as equações, tem-se uma forma geral que pode ser usada para qualquer sistema não-linear.

Enquanto uma equação linear tem uma forma básica, as equações não-lineares podem assumir muitas formas diferentes. A maneira mais fácil de determinar se uma equação é não-linear é se concentrar no termo “não-linear” em si.

Linear é aquilo que está disposto em linha. Vem do latim linearis, que tem sua origem em linea, que é linha. Na Matemática, é o elemento que é representado por uma linha reta e é feito por linhas geométricas. É também aquilo que tem só uma dimensão, não tem volume ou profundidade.

linear | Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa.

Leitura seletiva a fim de identificar as informações de interesse; Leitura reflexiva para compreender e poder emitir considerações; Leitura crítica para avaliar o posicionamento do autor.

Neste artigo, falaremos sobre os 4 tipos de leitura que cita Mortimer Adler em Como ler livros:

  • Leitura elementar,
  • Leitura inspecional,
  • Leitura analítica,
  • Leitura sintópica.