Por que é possível ver a Lua durante o dia?

Perguntado por: elacerda . Última atualização: 7 de julho de 2023
4.2 / 5 6 votos

Às vezes vemos a Lua durante o dia pela mesma razão que a vemos à noite – ela reflete a luz do Sol – e sua proximidade com a Terra a torna mais brilhante do que o céu diurno ou noturno. Depois do Sol, a Lua é de longe o objeto celeste mais brilhante que podemos ver.

O que ocorre é que, por ela não apresentar luz própria, só é possível vê-la quando ela é, de algum modo, refletida pela luz do sol. Durante a fase da lua nova, como o sol está iluminando o lado oculto do nosso satélite natural, ela não pode ser vista por nós nem durante o dia e nem durante a noite.

Durante o dia não conseguimos vê-las devido à presença da luz solar, mas à noite conseguimos ver toda a luz que elas próprias emitem. As estrelas são corpos celestes que se agrupam em constelações.

Explicação: Por que o globo gira, e o sol está "parado" no centro do sistema solar. A Terra gira em torno do seu próprio eixo e por isso existe dia e noite.

Por volta das 23h30 (horário de Brasília), a Lua estará entre o Sol e a Terra, fazendo com que a parte da Lua iluminada pelo Sol não seja visível do nosso planeta.

A Lua não emite luz, não tem luz própria. Quando olhamos para o céu e a vemos brilhante e imponente, olhamos na verdade o Sol na Lua.

Apesar do nome, a Lua azul não dispõe de coloração azulada. Somente em casos raros, como de grandes erupções vulcânicas, é que percebemos a Lua com uma coloração diferente. A Lua azul de 2023 foi, também, uma superlua. Ela pôde ser observada nos céus de todo o mundo no dia 30 de agosto.

Podemos ver cinco planetas do Sistema Solar a olho nu: Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno. O mais legal é que, às vezes, alguns deles ficam mais perto uns dos outros em uma fila que atravessa a abóbada celeste. Mas para observá-los é preciso saber quando aparecerão.

No entanto, como sua distância ao Sol é maior do que a do planeta Mercúrio, sua distância angular ao astro-rei também pode tornar-se maior, fazendo com que a observação de Vênus a vista desarmada seja mais fácil do que a de Mercúrio. O mais brilhante dos planetas, Vênus excepcionalmente pode ser avistado durante o dia.

O céu é azul porque a luz solar, ao atravessar a atmosfera terrestre, é refratada e atinge os átomos dos gases oxigênio e nitrogênio, que a dispersa em todas as suas cores, com seus respectivos comprimentos de onda, refletidos por essas partículas. A cor que se dispersa e é mais bem refletida é a azul.

Você gosta quando chega a noite para poder observar as estrelas e a Lua no céu? Já pensou em passar seis meses somente sob a luz do dia? Nos polos da Terra, isso realmente acontece! Entre outubro e março, no Polo Sul, e de abril a setembro no Polo Norte, um fenômeno incrível toma conta do céu: o sol da meia-noite.

Quando ocorre? Ocorre durante o verão das proximidades dos pólos do planeta, devido à inclinação do eixo da Terra em relação à sua órbita, fazendo a luz do sol atingir o globo de forma perpendicular sobre os pólos, com duração de seis meses em cada. No pólo sul acontece entre os meses de outubro e março.