Por que dói tanto ficar longe de quem amamos?

Perguntado por: nbrito . Última atualização: 1 de julho de 2023
4.7 / 5 16 votos

Ficar longe da pessoa amada incomoda. Quando a saudade é muito grande sentimos como se faltasse algo em nós. Quem já passou por isso sabe que a angústia causada pela distância do objeto de amor e desejo pode levar ao aumento da ansiedade, desencadear perturbações do sono e, em casos mais graves, deflagrar a depressão.

O amor não deixa você ficar longe da pessoa, você ignorar, você não se preocupar com a pessoa, várias coisas. Porque o amor é libertador pra você fazer o que você quiser. O que te dá tanta saudade?

A ciência já aponta que podemos sentir saudade de pessoas, pois os nossos corpos produzem certas substâncias químicas, como hormônios e neurotransmissores, que causam bem-estar e nos ajudam a formar laços afetivos para que possamos manter relações.

— Muita gente usa mal o termo saudade, para definir uma lamentação do que não se tem. Quem fica nessa tristeza e apatia pode adoecer fisicamente, porque o organismo começa a sofrer devido à ausência de espírito e vitalidade no corpo.

Mesmo distante você é a pessoa mais presente na minha vida. Eu te amo, meu amor! Os quilômetros só significam uma coisa para mim: o tamanho do abraço que vou te dar quando você chegar aqui! Podemos estar distantes, mas não tem nada melhor do que acordar e saber que tenho você!

É normal sentir falta do seu parceiro, pois é claro que você prefere estar junto dele. Em vez de ficar triste, pense no quanto é bom ter alguém tão maravilhoso como companheiro. Faça uma lista de coisas que você ama e admira na pessoa ou de coisas boas que o seu amado trouxe para a sua vida.

Coloque para fora os sentimentos
Uma ação que contribui fortemente para amenizar a saudade é colocar os sentimentos para fora. Não guarde dentro de você aquilo que está sentindo. O melhor é procurar uma pessoa próxima para que você possa desabafar, chorar e falar sobre o motivo da saudade.

São elas:

  1. Aceite. A aceitação é o principal caminho para quem deseja aprender a como lidar com a saudade e ela tem dois momentos. ...
  2. Esteja rodeado de boas companhias. Somos seres que necessitam conversar, abraçar, estar perto, ser ouvidos e demonstrar nossas emoções. ...
  3. Distraia-se. ...
  4. Se for preciso, procure ajuda profissional.

Quanto tempo dura a saudade, de acordo com um estudo
Enquanto 54 por cento dos participantes (58 por cento entre os homens, 50 por cento entre as mulheres) afirmaram que nunca experimentaram qualquer doença de amor, os resultados opostos podem ser usados para calcular o seguinte: A saudade dura em média 12,4 meses.

A tristeza gera em nosso organismo uma diminuição muito notável de energia. Além disso, sentimos a necessidade de limitar nossas relações sociais, que nos incomodam, o barulho pode até nos perturbar, até mesmo o de nosso próprio ambiente se torna algo ruim, e preferimos de longe a solidão.

O que a psicologia diz sobre a saudade? Especialistas destacam que a saudade também pode gerar distúrbios como a ansiedade e depressão na vida das pessoas. Principalmente quando essas são reprimidas ou sentem a falta de uma pessoa que partiu.

Portanto a saudade pode ser um misto de emoções boas ou ruins", explica, em entrevista, a psicóloga Luciana Voos. Sobre "diferentes saudades", a psicóloga acrescenta: "A saudade costuma ser vista como um sentimento ruim. Mas é importante lembrar que só deixa saudades aquilo que teve importância e valor em nossas vidas.

É possível fazer videochamadas, jogar online, compartilhar tela, assistir a um filme ou série juntos, entre outros. Aproveite as novidades, marque “encontros virtuais”, mande mensagens instantâneas, divida memes, frases ou artigos que fizeram com que você lembrasse dela e por aí vai!

Instagram, Messenger, WhatsApp e Snapchat também podem ser ótimos aplicativos para quem quiser fazer brincadeiras sexuais ou ter conversas apimentadas durante a quarentena. Não são necessariamente jogos, mas podem gerar uma diversão extra ao casal.

O amor é difícil; o apego só é difícil quando estão separados. O amor está longe de ser fácil e é algo que exige muito trabalho e esforço de ambas as partes. No que toca ao apego, a outra pessoa é uma espécie de droga, precisa de estar com ela para ficar bem mas nada está sendo construído.