Por que doar para uma ONG?

Perguntado por: ealegria . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.7 / 5 6 votos

Doar para uma ONG contribui positivamente para o desenvolvimento da sociedade. Uma ONG bem articulada e organizada consegue executar suas estratégias e seu planejamento, para, então, contribuir com o desenvolvimento dessa parcela da população, mesmo sem contar com investimento público.

O ato de doar contribui efetivamente para melhorar a sociedade, as instituições e, principalmente as pessoas. Ao enxergar as necessidades do próximo e fazer algo para supri-las, nos tornamos mais justos e igualitários. É um ato de desprendimento, renúncia, entrega e amor ao próximo.

Ele trabalha para realizar objetivos sociais que suprem essas carências da população relacionadas à saúde, educação, cultura, meio ambiente e outras áreas. Considerando essa atuação, é fácil perceber que as ONGs são importantes atores sociais para um país, conferindo benefícios relevantes para a população.

A doação de alimentos é uma prática que visa combater problemas sociais como a fome e a insegurança alimentar. Este tipo de doação pode ser realizada em larga escala, com o trabalho de instituições de cunho social, ou em pequena escala, com a doação de alimentos de pequenos grupos voluntários ou uma única pessoa.

Captação de recursos junto a empresas, indivíduos e fundações. Os recursos privados que financiam as ONGs, sejam de empresas ou indivíduos, podem ter origem tanto em doações quanto em editais privados.

Dicas para construir o melhor texto para pedir doações

  1. Use o nome da pessoa, se possível. Claro que nem sempre é possível personalizar a mensagem, mas se for, faça isso! ...
  2. Se apresente. ...
  3. Diga para quê está pedindo doações e porque é importante. ...
  4. Seja breve. ...
  5. Destaque os meios para fazer a doação. ...
  6. Utilize fotos e vídeos.

substantivo feminino Ação de doar, de oferecer alguma coisa a alguém: doação de sangue, de alimentos, de dinheiro.

É possível afirmar também que as ONGs são organizações que defendem os direitos do cidadão e que se dedicam a ações de cidadania. Todas as atividades e projetos desenvolvidos pelas organizações não-governamentais devem ser gratuitos e acessíveis à população.

Fundamentalmente exercem importante papel de forma não lucrativa, em diversas áreas, tais como: meio ambiente, saúde, educação, combate à pobreza, assistência social, reciclagem , desenvolvimento sustentável, entre outras.

As organizações não governamentais (ONGs) são instituições que não pertencem à iniciativa privada, portanto, não têm fins lucrativos. Elas também não pertencem a um governo. Desse modo, elas pertencem ao chamado terceiro setor.