Por que devemos evitar o pecado?

Perguntado por: lfogaca4 . Última atualização: 19 de julho de 2023
4.1 / 5 15 votos

Mas Deus quer que evitemos o pecado, que lutemos e que impeçamos que ele domine o nosso corpo mortal e nos faça obedecer aos desejos da natureza humana. Isto tudo se consegue confessando os pecados e recebendo o perdão que Jesus nos oferece.

Os pecados tornam a nossa visão torpe, distorcida, errada; então, enxergamos errado e vamos nos paralisando por dentro e também paralisando a vida de quem está ao nosso lado. Uma casa pode estar toda paralisada, mas nada vai para a frente quando essa casa está regida pelos pecados.

O pecado destrói a nossa relação, a nossa proximidade e intimidade com Deus. O pecado nos rebaixa, nos humilha e não podemos negar que nos paralisa. Deus nos quer de pé, por isso Ele quer perdoar os nossos pecados, mas precisamos nos arrepender deles.

Quando confessamos os nossos pecados, recebemos o perdão. O perdão do Senhor nos é outorgado por meio da obra de Jesus. Todo o Velho Testamento é como se fosse uma figura da obra de Jesus na cruz.

O objetivo da tentação de acordo com a visão do mal é derrubar o cristão para que assim ele não seja útil no Reino de Deus. Já o Senhor permite a tentação não para conhecer-nos, Ele é onisciente, conhece tudo e todos ao mesmo tempo.

Pecou vem do verbo pecar. O mesmo que: perverteu, prevaricou, fraquejou.

O Batismo, ao conferir a vida da graça de Cristo, apaga o pecado original e faz o homem voltar para Deus. Porém, as consequências de tal pecado sobre a natureza, enfraquecida e inclinada ao mal, permanecem no homem e o incitam ao combate espiritual.

O pecado trouxe consequências individual e coletiva que se estendeu até nós. As principais consequências do pecado original são a morte (Rm 6:23) e o afastamento de Deus (Rm 3:23). É de fato que não pecamos contra o mandamento, mas pecamos contra uma pessoa.

Quem nos purifica e nos liberta do pecado é o Senhor Jesus, e só tem lugar no coração d'Ele quem se reconhece pecador. E não se trata de menor ou maior pecado, de termos falhado menos ou mais, de termos nascido numa família santa, sermos melhores do que o outro que já nasceu em meio ao pecado.

Ele não veio para condenar, mas para perdoar e salvar, para dar esperança inclusive na mais profunda falta de consciência do sofrimento e do pecado, para dar a vida eterna.